10 novembro, 2020

D. Afonso o Gordo

O restaurante D. Afonso o Gordo encontra-se no coração do centro histórico de Lisboa, num edifício concebido em 1758. Esta estrutura histórica era originalmente o estábulo privado do Marquês de Pombal, agora um dos maiores restaurantes da gastronomia tradicional portuguesa em Lisboa.
Na cozinha encontramos o chef Fábio Gomes, ex-concorrente do Masterchef, que aqui recria pratos tradicionais portugueses dando-lhes uma nova vida e um paladar mais contemporâneo e sofisticado.
Para além da experiência gastronómica, de terça-feira a domingo é possível ouvir as grandes vozes de Cidália Moreira, e outros talentos do fado português.






Nas entradas, a escolha é bastante variada, onde temos Caldo Verde, Croquetes de Leitão, Punheta de Bacalhau ou Pica-pau. Destaque para as Chamuças de Leitão e Sardinha, Broa de Milho e Pimentos.
As chamuças de leitão, são estaladiças por fora e suculentas no interior, acompanham com uma refrescante espuma de laranja que equilibra na perfeição a riqueza do leitão e o exótico caril; a tosta de broa com pasta de azeitona, sardinhas e pimentos é simples, aromático e delicioso.



Nos pratos principais, podemos escolher pratos como Ensopado do Borrego, Risotto de Leitão, Arroz de pato, Bacalhau à Brás Robalo com Puré de Cenoura ou Polvo à Lagareiro. Destaque para Bochecha com Puré de Grão e Leitão à Bairrada, a especialidade da casa.
A bochecha de vaca estufada é tenra e delicada, desfaz-se ao toque e combinado com puré de grão é o prato de comida de conforto perfeito para esta época do ano; o leitão assado à moda da bairrada, é suculento e com a pele estaladiça, simplesmente divinal.

E para terminar, nas sobremesas, nada melhor do que um tradicional Toucinho do Céu.
Uma sobremesa conventual, com uma textura húmida e doce, que combina com a frescura e sabor cítrico da laranja.


D. Afonso O Gordo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário