14 julho, 2015

Nespresso Gourmet Weeks

A Nespresso desafiou alguns dos mais conceituados Chefes em Portugal a olhar para o café com outros olhos, com o objectivo de proporcionar experiências únicas aos amantes da gastronomia. Vários Chefes de renome como João Rodrigues; Pedro Lemos; Frederic Breitenbucher; Renato & Dalila Cunha; Cyrill Devilliers, Joaquim de Sousa & Francisco Siopa; e Arnaldo Azevedo, aceitaram o desafio e criaram menus exclusivos, onde o café serve de inspiração para toda a refeição. O Chefe anfitrião recebe no seu restaurante os Chefes convidados e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um patamar de excelência. 



Com uma localização única na cidade de Lisboa, o Myriad by Sana Hotels, é um hotel único e com uma vista de excelência para o rio Tejo.
E se para muitos beber café é um hábito indispensável e já bem enraizado, este roteiro gastronómico só vem provar o quanto o café pode (e deve!) ser encarado como um ingrediente que eleva e torna única qualquer receita.

Amuse Bouche | Chefe Frederic Breitenbucher
Duo de foie gras e coxa de pato com chutney de figos com especiarias, geleia de Espresso Leggero ao vinho do Porto

Impossível ficar indiferente à combinação de foie gras, coxa de pato e figos, a contrastar com a intensidade da geleia, com um toque de cacau e o vinho do Porto.

Entrada | Chefe Patrick Lefeuvre
Ravioli de lavagante com aipo, infusão de marisco e Lungo Leggero

Certamente que a combinação de café com marisco pode parecer estranha e algo excêntrica, mas o resultado final era harmonioso e equilibrado. O sabor do café era suave, perceptível apenas no molho.

Peixe | Chefe Frederic Breitenbucher
Pregado salteado com fondant de espargos verdes, couve-flor caramelizada com Espresso Origin Brazil e fava tonka, vitelotte e braisage de limão

O pregado foi uma surpresa: cozinhado na perfeição e com tempero apurado, combinava na perfeição com a cebola e o fondant de espargos verdes, o café tinha um sabor discreto que permitia que todos os componentes do prato tivessem o seu merecido destaque.

Carne | Chefe Luís Mourão
Vitela com puré de cenoura branca, cogumelos selvagens em aroma de foie e Ristretto Origin India

Para mim, sem sombra de dúvida, um dos meus pratos preferidos da noite!
Um puré leve e cremoso, a carne tenra e deliciosa acompanhada pelo jus de vitela e café, e de repente somos arrebatados pela intensidade da trufa de café. Soberbo!

Sobremesa | Frederic Breitenbucher
Geleia de café & caramelo com crumble de chocolate e gelado Ristretto

Qualquer coisa de... maravilhoso!
Uma sobremesa que "valia" por três em que se combinavam na perfeição os sabores de café, chocolate, caramelo e baunilha, só poderia ter este resultado.


Durante esta semana, a entrada estará disponível no restaurante do Epic Sana Lisboa, o prato de peixe no Myriad e o prato de carne no Epic Sana Algarve.
Vão ainda realizar-se mais 2 jantares, no Porto (17 de Julho) e em Lisboa (18 de Julho), o menu criado pelos Chefes inclui aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa, podem consultar as informações e contactos aqui.


Click to add a blog post for River Lounge Restaurante - Myriad by SANA Hotels on Zomato

4 comentários:

  1. Bem que magnífico menu! Eu ia adorar...adoro café.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Bem descrito. Até sinto o perfume de cada prato.

    ResponderEliminar
  3. Que excelente menu,....adoro a maneira como explicas e nos apresentas tudo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Como sempre, a descrição está muito bem feita! Devias ter opiniões nas revistas, tens jeito :P
    Os pratos realmente parecem um luxo :)

    ResponderEliminar