09 agosto, 2016

Il Matriciano al Mare

Há vida na gastronomia italiana para além das pizzas, massas e lasanhas, existem também pratos típicos, frescos e deliciosos, preparados com o melhor peixe e marisco, esse é exactamente esse o mote do irmão mais novo de um dos restaurantes mais genuínos em Lisboa.
Mantendo a mesma qualidade do Il Matriciano original, a poucos espaços do mesmo, este restaurante descontraído e intimista, oferece uma carta leve fresquíssima.




Ao invés de aumentar a carta do Il Matriciano, Alessandro Lagana, decidiu abrir um novo restaurante, decorado com motivos marítimos, criando um espaço descontraído.
O restaurante é pequeno, com cerca de 30 lugares, mas a forma como foi decorado e estruturado torna-o acolhedor e intimista, os pequenos detalhes de decoração deixam transparecer a atenção que é dada a todos os pormenores.


Ao invés de pão, azeite ou tipo de couvert é-nos servida uma salada de legumes e atum.
É uma entrada leve e fresca, perfeita tendo em conta a época do ano.





Começamos então pelas entradas ou como os italianos preferem chamar anti pasti:
Bruschetta di mare, Carpaccio de spigola e tartufo e Sformato de gamberi e zucchine.
A bruschetta, é uma entrada que surpreende quer pela simplicidade, quer pelo sabor rico; seguiu-se o carpaccio de robalo e trutas, seria de presumir que as trufas pudessem de alguma forma "roubar" protagonismo ao robalo, mas o resultado é um delicado equilíbrio de sabores; e depois a bôla de gambas e courgette, a fazer lembrar uma espécie de açorda pela textura e sabor, mas com um sabor mais fresco e leve.



Passamos então aos pratos principais: Trofie spigola e limone e Risotto alla crema di scampi e arance 
A massa trofie com robalo e limão é uma massa muito simples, enrolada, quando combinada com o robalo e sabores do limão e manjericão temos um verdadeiro prato com sabores de Verão, e depois o risotto com creme de lagostim e laranja, um dos meus pratos preferidos não fosse eu uma apreciadora de risotto, muito rico e cremoso, com sabor intenso a lagostim e perfumado pela laranja.


Para sobremesa partilhámos Crema pasticcera dello chef 
O creme de pasteleiro do chef, acompanhado por massa folhada em pedaços e morango, é muito mais leve que o nosso tradicional creme de pasteleiro e é uma deliciosa escolha como sobremesa de Verão: leve, mas ainda assim gulosa, é perfeita para partilhar!



Il Matriciano Al Mare Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários:

  1. Lovely place, the food looks amazing. I would easily try all of the plates!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Todo o aspecto é delicioso! Estamos a salivaaaaar!!!

    ResponderEliminar