16 março, 2021

Como combinar queijos e petiscos com vinhos

Eu adoro petiscar! Quando os dias começam a ser mais quentes e luminosos, seja como forma de dar início à refeição ou a própria refeição é uma excelente forma de ter uma refeição deliciosa e descontraída, e sair um pouco da rotina.
A loja Por Sabores distribui desde 2016 produtos tipicamente portugueses para a restauração e mais recentemente para o consumidor final. O seu objectivo é encontrar produtos regionais, feitos com autenticidade e com a melhor matéria-prima, fazendo chegar a todo Portugal Continental produtos de grande qualidade à distância de um clique no site.



  • Camembert, Brie e Gouda
O Camembert é suave com um sabor forte e característico, o Brie é mais cremoso e com um leve sabor a nozes, já o Gouda é suave e levemente doce. Harmonizam bem com vinhos brancos como Chardonnay ou Sauvignon Blanc, e nos tintos com Merlot, Pinot Noir, Trincadeira ou Castelão.

  • Roquefort e Gorgonzola
Variedades de queijo azul, com sabor intenso e muito característico, sendo o Gorgonzola mais cremoso e macio. Harmonizam com vinhos doces como o Vinho do Porto ou Vinho da Madeira, vinhos tintos mais encorpados como Cabernet Sauvignon e espumantes.

  • Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère
São queijos mais duros de sabor complexo e marcante, por isso o ideal é combinar com vinhos tintos ricos em sabores fortes como Syrah, Pinot Noir, Touriga franca ou Tinta Roriz.

  • Ricota, Requeijão, Cabra, Feta e Mozzarella
Queijos frescos, mais delicados e discretos, é conveniente conjugar com vinhos brancos igualmente leves como Sauvigon Blanc, Riesling, vinhos rosé ou espumantes.
 


  • Peixes e Frutos do Mar
À medidas que os dias se tornam maiores e mais quentes, pensamos numa série de receitas de peixe e marisco como pastéis de bacalhau, camarão salteado, amêijoas à bulhão pato ou pataniscas de polvo e que combinam com vinhos brancos leves e refrescantes como Chardonnay e Sauvignon Blanc.  

  • Carnes e Enchidos
Presunto, linguiça, chouriço, salame ou um carpaccio são um excelente complemento numa tábua de queijos. Podem ser servidos com vinho tinto como Cabernet ou Merlot.

  • Bruschettas e Tibornas
Fáceis de preparar e muito versáteis, as coberturas podem ser de legumes variados, salmão ou truta fumados, presunto, tomate e azeitonas, queijo e mel, conservas de peixe, bacalhau, cogumelos, e muito mais... Merlot, Cabernet Sauvignon ou Syrah são óptimas opções.

  • Sobremesas
A melhor forma de terminar qualquer refeição! O vinho pode ser servido levemente fresco; vinho e sobremesa devem ter doçura equivalente de forma a não se sobreporem.
Sobremesas com café combinam com vinhos mais licorosos como Marsala; sobremesas de chocolate pedem mais algo mais forte como Vinho do Porto; sobremesas com doce de leite ou caramelo combinam com Moscatel ou Vinho do Porto branco; sobremesas com fruta precisam de um vinho leve e com baixo teor alcoólico; e sobremesas com frutos secos com vinho branco doce como Moscatel.




Sem comentários:

Enviar um comentário