Descobrir Porto de Mós, é descobrir inúmeras belezas naturais diversificadas como as Grutas de Mira de Aire, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, é admirar o seu castelo de traça palaciana, é encantar-se com a "varanda" no Miradouro Chão das Pias e a sua vista panorâmica, e sem esquecer a boa gastronomia local, que fazem deste local um destino justificado para uma agradável escapadinha.
O Castelo de Porto de Mós viveu várias fases, sendo, na sua génese, uma fortaleza que tinha por principal missão o controlo e a vigilância sobre as principais vias que atravessavam o Maciço Calcário Estremenho, ligando o Médio Tejo e a Alta Estremadura.
Ao longo dos séculos, o castelo acumulou influências militares, góticas e renascentistas. Apresenta planta pentagonal com torreões de reforço nos ângulos e uma quinta torre atualmente pouco percetível no conjunto edificado e na véspera da Batalha de Aljubarrota, em 1385, o castelo cumpre a sua última “missão militar”.
A classificação de 1910 como Monumento Nacional e as campanhas de reconstrução e restauro de 1936 a 1960 fizeram ressurgir o castelo. Nos anos 90 do século XX, nova intervenção conferiu-lhe melhores condições de acolhimento. Recentemente, o monumento foi dotado de maior acessibilidade.
Hoje, o castelo recebe manifestações culturais, tem programação própria com exposições, concertos, teatro e conferências.
As Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas turísticas de Portugal, tendo ao público 600 metros dos 11km que as compõem e recebem cerca de 6 milhões de visitantes. Descobertas quase por acaso, em 1947, quando quatro habitantes da vila desceram até ao interior; foram abertas ao público em 1974. Durante as visitas é possível descobrir duas das três fases das grutas: a gruta fóssil, no topo, e a gruta semi ativa, junto ao lago final.
Recentemente as grutas de Mira de Aire participaram no concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal”, promovido pela New 7 Wonders Portugal, onde concorreram na categoria de "Grutas e Cavernas” sendo eleitas, a 11 de setembro de 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Deixando a vila de Porto de Mós, rumo a sua parte mais alta, que ultrapassa os 600 metros de altitude na zona de São Bento, encontra, do seu lado esquerdo o Miradouro Chão das Pias. Instalado a cerca de 425 metros de altitude e com um longo deck, como se de uma varanda se tratasse, permite vislumbrar lá em baixo, na vila, o Castelo de Porto de Mós.
Sem comentários:
Enviar um comentário