14 setembro, 2016

Gelado de framboesa

Eu adoro frutos vermelhos, especialmente framboesas!
Adoro fazer gelados em casa, é tão simples e rápido que se torna impossível não experimentar várias receitas novas, principalmente durante o Verão quando os gelados sabem melhor e fruta é mais saborosa.
Para um gelado cremoso, com a consistência perfeita, o ideal é ter uma máquina de gelados, porque a máquina congela e mexe o gelado ao mesmo tempo, por isso sem máquina o processo passa a ser manual: levar o gelado ao congelador e mexer de 10 em 10 minutos até congelar. Mas se forem daquelas pessoas que detestam esperar, então recomendo que congelem a fruta e mantenham os restantes ingredientes bem frios, assim basta colocar tudo numa liquidificadora, triturar e servir o gelado!




Ingredientes:
250g framboesas
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
1 c. chá extracto de baunilha
Raspa e sumo de 1 limão



Preparação:
- Coloque a cuba da máquina de gelados dentro de um saco plástico e depois coloque-a no congelador durante pelo menos 8 horas.
- Usando o jarro de mistura do processador de alimentos Illumina, triture todos os ingredientes na Vel 2 até obter uma mistura cremosa.
- Retire do frio a cuba, encaixe a pá misturadora e a tampa, ligue a máquina de gelados e deite a mistura pela abertura da tampa.
- Deixe a máquina funcionar durante 5 a 15 minutos, consoante a consistência pretendida.
- Sirva o gelado decorado a gosto.
- Caso sobre gelado,  ou em alternativa à máquina de gelados, coloque a mistura para um recipiente e congele.


2 comentários:

  1. Gosto muito do método de congelar fruta e resulta sempre em gelados muito cremosos! Os de framboesa estão entre os meus preferidos :)

    ResponderEliminar