18 maio, 2017

Por terras de Amarante

A nossa última viagem foi até Amarante, uma idílica cidade com as suas ruas encantadoras, majestosas paisagens, pelo bucólico rio Tâmega e gentes acolhedoras, onde podem encontrar arquitectura, arte, religião, natureza e gastronomia.
Passeie pelas ruas antigas e pitorescas do centro histórico, na ponte de São Gonçalo desfrute da belíssima vista do rio, deixe-e deslumbrar pela grandiosidade da Igreja de São Gonçalo e delicie-se com os doces conventuais da região.
Sem stress, longe do reboliço das grandes cidades, Amarante é uma verdadeira pedra preciosa onde confluem história, tradição e natureza.




Passeie a pé por Amarante, pelas ruas antigas onde pode ver as casas e varandas antigas, observe a arquitectura, siga até ao centro histórico, desfrute da belíssima vista onde pode ver o rio, fique a conhecer mais sobre a história e monumentos desta cidade, e não esqueça de provar alguns dos deliciosos doces conventuais.
Pastelaria recomendada: Confeitaria da Ponte.
Restaurantes recomendados: Pobre Tolo (próximo centro histórico) e Pena.

A Ponte de São Gonçalo é dos símbolos da identidade local, localizada sobre o rio Tâmega, é o ponto de partida para conhecer o centro histórico.
Conta a história que São Gonçalo terá, em meados do séc XIII, mandado construir esta travessia. Em 1763, na sequência de uma cheia desmoronou-se, e em 1782 foi iniciada a sua reconstrução, vindo a ser aberta ao trânsito em 1790.
Classificada como Monumento Nacional desde 1910, é um exemplar de arquitectura civil, em estilos barroco e neoclássico, com cerca de 50 metros de comprimento, suporta um tabuleiro com quatro varandins semicirculares e, em cada extremidade, dois obeliscos barrocos que ostentam inscrições epigráficas relativas à construção da ponte e ao episódio heróico da resistência à invasão francesa.

Adorámos passear pelas ruas de Amarante, ver as diversas pastelarias com os doces conventuais, as placas que assinalam as diversas cheias na zona, ver o rio e os barcos que vagarosamente se move, a imponência da Igreja de São Gonçalo do outro lado da ponte, a tranquilidade que se respira nesta cidade... E para visitar os diversos pontos turísticos que se encontram no centro histórico, basta passar no posto de turismo ou usar o google maps para se orientarem, e ao subir pelas ruas a vista sobre a cidade é maravilhosa!


Fundada em 1540, a igreja do convento dominicano de São Gonçalo de Amarante foi construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada ao santo eremita, a sua riqueza e diversidade de elementos arquitectónicos que testemunham as diversas etapas da sua construção.
Destaca-se a fachada onde sobressai a Varanda dos Reis onde se encontram as estátuas de D. João III, D. Sebastião, D. Henrique e D. Filipe II, e no interior pode ver o órgão de tubos, junto ao altar o túmulo de S. Gonçalo e o claustro principal.

Pode também visitar as igrejas de S. Domingos e Museu de Arte Sacra, S. Pedro e da Misericórdia; assim como o Museu Amadeo de Souza-Cardoso instalado no Convento Dominicano de São Gonçalo, foi fundado em 1947, por Albano Sardoeira, visando reunir materiais respeitantes à história local e lembrar artistas e escritores nascidos em Amarante; o Convento de Santa Clara e as ruínas do Solar dos Magalhães.
Para os que procuram conhecer melhor a região fora do centro histórico, Amarante integra a Rota do Românico do Tâmega e Sousa com dez monumentos.


4 comentários:

  1. Bonitas imagens. Portugal tem tanto para conhecer!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui a Amarante. Fico feliz por terem gostado.



    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagramTwitter


    ResponderEliminar
  3. Amarante é uma cidade lindíssima.
    Belas fotos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/medalhoes-de-pescada-com-ameijoas.html

    ResponderEliminar
  4. Que lindas fotos,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar