03 maio, 2017

Tabouleh

Tabouleh é um prato vegetariano, oriundo do Médio Oriente e de África, consiste num salada bastante fresca preparada com bulgur ou cuscuz, azeite e limão, diversos vegetais crus ou cozinhados.
Tradicionalmente é servido como parte da mezze no Médio oriente, que é um conjunto de pequenos pratos, que servem como entradas ou vários pratos principais em pequenas doses, um pouco à semelhança dos nossos petiscos.
Podem juntar vários legumes como pepino, tomate, pimento, grão, courgette ou beringela, azeite e limão, salsa ou outras ervas aromáticas, sal e pimenta. Existem inúmeras versões de tabouleh, mas o principal é que seja uma salada muito fresca e aromática, o que a torna perfeita para os dias quentes como prato principal ou se preferirem como acompanhamento de peixe ou carne grelhada.


Ingredientes:
150g bulgur de trigo ou cuscuz
200ml de agua a ferver
1 c. chá alho moído
1 c. chá paprika
1 c. sopa azeite
1 cebola roxa
200g tomate cereja
1 pepino
150g queijo feta
Salsa
Raspas e sumo de limão q.b.
Sal q.b
Pimenta q.b.


Preparação:
- Coloque o bulgur numa taça, junte uma pitada de sal e pimenta, alho em pó e paparika, e adicione a água a ferver. Tape a taça e deixe cozer durante 15 a 20 minutos. Depois deixe arrefecer.
- Arranje os legumes, picando a cebola grosseiramente, corte o tomate cereja ao meio e o pepino em cubos, pique a salsa.
- Quando o bulgur tiver arrefecido, adicione o azeite, os legumes, raspa e sumo de meio limão, envolva e rectifique os temperos.
- Sirva com queijo feta esfarelado e limão.


4 comentários:

  1. E que bonito ficou o teu tabouleh!
    Transmite mesmo isso, frescura, cores :)
    Deve ser uma delicia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha,...abriu-me o apetite!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste tipo de pratos, mas faço sempre cuscuz. Ainda não me deu para comprar bulgur ou quinoa. Ando curiosa. bjs

    ResponderEliminar