08 maio, 2019

Restaurante Pousada Mosteiro do Crato

O restaurante da Pousada Mosteiro do Crato oferece uma ementa de receitas genuínas onde se destaca a utilização de produtos autênticos e regionais, onde não pode faltar o típico Pão Alentejano e Queijo de Nisa, a Coentrada de Cação e a Açorda de Camarão ou o Ensopado de Borrego, sem esquecer a doçaria conventual e regional. 
Uma experiência gastronómica tão monumental como o espaço em que é vivida.






Numa casa portuguesa não pode faltar o pão à mesa, por isso começamos com a nossa refeição com o típico pão alentejano, acompanhado por manteiga, azeitonas e azeite, assim como Queijo de Nisa e Empada de Galinha.
Seguindo as sugestões do staff, escolhemos Tiborna de Chouriço de Portalagre e Queijo de Nisa e Pataniscas de Farinheira. A tiborna combina chouriço e queijo, produtos típicos regionais que resultam num guloso petisco; as pataniscas foram uma verdadeira surpresa, com farinheira, puré de feijão encarnado e azeitonas pretas, uma combinação aparentemente improvável mas deliciosa!



De seguida, escolhemos dois pratos tradicionais: Coentrada de Cação e Carne de Porco do Alguidar. A coentrada de cação com pão alentejano frito e batata, um prato simples e muito aromático da cozinha alentejana; as carne de porco de alguidar, tenra e tempero apurado acompanhada por migas de batata, um delicioso prato de conforto.

Para terminar, as sobremesa são muito tentadoras... Barriga de Freira, Encharcada, Sopa Dourada ou Manjar Celeste são apenas algumas das sugestões. Mas não deixe de provar o Tecomaleco, um doce típico do Crato preparado com farinha de amêndoa, ovos, açúcar, e glacê real, que pode ser provado em bolo, cupcake ou mesmo gelado. A sua origem remota à época da ocupação Árabe e a sua receita sempre esteve muito bem guardada, pois era o seu melhor doce.


Amanhã post sobre o roteiro Escapadinha pelo Alto Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário