08 janeiro, 2016

Uma espécie de retrospectiva...

Em retrospectiva, 2015 foi um ano fantástico!


Claro que houve coisas menos boas... tive algumas pequenas questões de saúde nada de sério, preocupante mesmo é a saúde da minha avó cada vez mais débil, que nestas coisas a idade não perdoa e sei que a vida é mesmo assim, eu é que detesto sentir-me impotente quando ela não está bem e não estou de todo preparada psicologicamente para perder a minha única avó.
A nível profissional, ainda que tenha sido um ano muito preenchido a nível profissional, senti-me um pouco desanimada... sabem quando têm um trabalho ou projecto a que se dedicam de corpo e alma, mas sentem que não estão a ser valorizados? Que por muito esforço, trabalho e dedicação parece que não estão a chegar a lado nenhum? Pronto, tive alguns momentos em que senti triste, ponderei seriamente se valeria a pena prosseguir e insistir ou se seria melhor desistir e recomeçar.
Tive algumas desilusões pessoais... em particular vindas de pessoas que considerava como amigas. Custou-me muito que pessoas a quem tinha grande amizade e estima, que quando por algum motivo estiveram mal (e é nessa altura que conhecemos os amigos de verdade) eu estive sempre lá e que quando essa "nuvem negra" passou ou quando eu estive menos bem e também precisava de um ombro amigo tenha dado conta que essas pessoas não estavam lá. Acima de tudo fiquei triste e desiludida, também fiquei zangada, mas isso serviu como se costuma dizer nesta vida tudo serve para aprender... e neste caso é aprender a deixar de ser parva!


Por outro lado, tive um ano cheio de novas experiências!
Entraram novas pessoas (fantásticas, por sinal!) na minha vida e fiz novos amigos, dediquei mais tempo a mim e a minha relação com o Bruno, saí mais, conheci sítios novos, saí cada vez mais da minha zona de conforto. 
Aprendi (não sei se é influência de ter entrado nos 30) a deixar de dar importância a certas coisas, a não me desgastar com quem não se preocupa comigo e com o que não tem verdadeira importância, a dizer "não" ao invés de dizer "sim" tantas vezes ou a fazer certos "fretes" só porque se calhar fica bem e tal... Let that shit go!
Profissionalmente, surgiram novos desafios que me vieram dar um novo ânimo quando eu mais precisava e que só de pensar me enchem de energia, inspiração e um friozinho no estômago. 
Prefiro não entrar ainda me grandes pormenores, tudo a seu tempo será revelado, mas esta nova fase vai exigir muito de mim mas tenho a certeza que vai valer a pena... Por saber que vai exigir muito de mim, o ritmo do blog vai abrandar: os posts deixarão de ser diários e vão passar a existir 3 vezes por semana (terças, quartas e quintas), sempre que me seja possível farei posts adicionais e espero continuar a conseguir visitar alguns dos blogs que tanto gosto.


Para terminar, porque o texto ja vai longo...
Quando se sentirem desanimados ou frustrados, que não estão a chegar a lado nenhum, que ninguém repara no vosso esforço e dedicação: sigam o vosso instinto, o vosso coração e acreditem que tudo tem o seu tempo certo nesta vida.
Muito obrigada por estarem desse lado! Já se passaram mais de 4 anos, recheados de desafios, receitas e sabores, descobertas e saber que desse lado existem milhares de pessoas que me lêem e que de alguma forma se sentem inspiradas é muito gratificante. 
Um obrigado especial ao Bruno... o meu melhor amigo, marido e cobaia, por ser o meu maior apoio e porto de abrigo, que nunca me deixa desanimar e nem baixar os braços, que me tenta constantemente convencer que sou a melhor do mundo e que me entende só com um olhar... obrigada por estares ao meu lado nesta viagem!

12 comentários:

  1. Seja o que for que aí vem, desejo-te muito sucesso, porque é merecido! Um ano cheio de coisas boas, Marisa! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Seja o que for que aí vem espero que te faça feliz pois és daquelas pessoas que está pronta para ajudar e mereces tudo de bom!!!
    Que no ano de 2016 as coisas boas se multipliquem e as menos boas se "subtraiam"!!!
    Beijinhos da Ginja

    ResponderEliminar
  3. Venha 2016, com muito sushinho bom! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Belo post. Gostei e identifico-me com algumas coisas. Sinto que este ano será de mudanças (profissionais) também para mim.
    Um bom ano e que o melhor de 2015 seja o pior de 2016.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que post lindo Marisa!!
    Eu não sou de retrospectivas de ano velho, nem de resoluções de ano novo, pois prefiro as surpresas da vida, mas adorei ler a retrospectiva de 2015 e espero que 2016 te traga tudo o que desejas.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Gostei de te ler mais um pouco sem ser a falar de comida... ;)

    Não te conheço pessoalmente (ainda), mas sempre tive a sensação que eras uma pessoa 5* e não me costumo enganar, e não me esqueço quando tive o problema no meu antigo blogue que te prontificaste a ajudar se precisasse de algo sem contrapartidas, e sem conheceres...e isso diz muito de uma pessoa. Se essas pessoas "amigas" não estavam lá quando precisavas era porque não eram amigos, vira-se a página! :)

    Infelizmente as situações que relatas são perfeitamente normais, e temos mesmo de saber lidar com elas da melhor maneira, mas como vês, coisas boas acontecem e fico curiosa por saber o que serão essas novidades! Muito boa sorte e que tudo corra bem! :)

    Um abraço de ânimo! :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Marisa,
    O sol está sempre a brilhar, só desaparece quando as nuvens o escondem, mas elas não duram sempre ;)
    Desejo-te que enfrentes o teu desafio com unhas e dentes, pois quando as oportunidades surgem têm que se agarrar.
    Votos de sucesso para o que aí vem e acima de tudo nunca desistas dos teus sonhos.
    Beijinhos
    Romã:*

    ResponderEliminar
  8. Desejo-lhe tudo de bom neste novo ano. Não baixe nunca os braços, acredite sempre no seu potencial. Não a conheço pessoalmente, mas do que tem mostrado pelo blog, vê-se que é uma pessoa muito trabalhadora e que batalha sempre, sempre com grande determinação. Se assim não o fosse, não teria este delicioso cantinho. Não sei se quando refere em novos projectos profissionais, engloba o blog. Espero que sim e que tenho muito sucesso futuramente. E, ainda bem, que nos vai deixando pontualmente com as suas deliciosas sugestões.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  9. Um bom balanço! Espero que tudo o que correu mal corra bem e tudo o que correu bem corra melhor ainda neste ano :)

    ResponderEliminar