28 junho, 2016

Pigmeu

Numa calma rua de Campo de Ourique e quando proliferam as hamburguerias, pizzarias, cevicherias, restaurantes de comida vegetariana e outros que tais há um restaurante que assenta numa ideia simples: serve apenas carne de porco. E aqui tudo se aproveita, desde a barriga, passando pelas bochechas, pernil e cachaço, terminando nos rabinhos.
Confesso que era um restaurante que já queria experimentar há algum tempo, provavelmente devido a isso tinha elevadas expectativas, e posso dizer que foi uma das melhores surpresas (pela positiva!) que já tive este ano.




O ambiente tem uma decoração com toque rústico, é pequeno e por recomenda-se a reserva, mais calmo ao almoço mas mesmo sem estar totalmente preenchido é possível perceber que facilmente se torna um espaço barulhento.
A simpatia e disponibilidade marcam o atendimento e só pela forma como somos recebidos ficamos com vontade de regressar.


Trazem para a mesa pão de forno de lenha, tostas, paté de porco e manteiga de porco, e é tudo de comer e chorar por mais! Seguimos depois para alguns petiscos: croquetes de bochecha, os rabinhos de porco com molho agridoce e a tábua de presunto, queijos e mel. Os croquetes, que chegam quentes e dos quais tanto ouvi falar, eram muito bons mas não surpreenderam, já os rabinhos eram algo do outro mundo com uma textura a lembrar os nuggets e com molho agridoce caseiro a torná-los (ainda mais!) gulosos, a tábua era boa principalmente pelo presunto e queijo chevre.



Para além dos vários petiscos, existem na carta pratos de garfo e faca, assim como várias sandes.
Nós escolhemos a barriga cozinhada lentamente durante 6 horas e o leitão cozinhado lentamente durante 12 horas.
A barriga estava fantástica, mas o leitão... o leitão deixou-me deliciada! Carne tenra, que se poderia comer à colher em contraste com a pele estaladiça. Se forem apreciadores de leitão como eu garanto que não vão ficar desiludidos.
Cada prato vem acompanhado por salada e batata doce, o que é perfeito para "cortar" alguma da gordura da carne.

Para terminar uma refeição decadente, sobremesas igualmente decadentes claro!
Uma mousse de chocolate com presunto e um pudim abade priscos... palavras para quê?!





Pigmeu Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

3 comentários:

  1. Tentador! Vou pegar na sugestão e ir lá um dia;)

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que violência psicológica, apetece provar tudo.
    Beijinhos
    www.nacozinhacomafilipa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. É um 'conceito' que se destaca e, pelos visto, a qualidade acompanha-o - o que é sempre bom. Achei piada a como a carne de porco até está presente nas sobremesas :D

    ResponderEliminar