11 agosto, 2016

Cabo Verde - ilha da Boavista #1

Alguns já foram de férias (como eu!), outros estão agora de férias e ainda há quem esteja a aguardar ansiosamente alguns dias de descanso. Uma das coisas que mais gosto de fazer é planear uma viagem, acho que nos permite ver o Mundo com outros olhos, nos enriquece culturalmente, faz valorizar as pequenas coisas, tira do tédio e da rotina, e é revigorante! Por todos estes motivos (e muitos mais!) espero que este e os próximos posts que serão publicados vos possam ajudar a planear melhor e usufruir ainda mais da vossa viagem, seja qual for o vosso destino.
O primeiro passo é definir um orçamento e um destino, por norma nós gostamos de ir variando e se num ano escolhemos um destino de praia e completo relax, noutro ano escolhemos um destino de cidade com muito para visitar. Mas se não conseguirem decidir um único destino ou estiverem indecisos pesquisem e peçam aconselhamento numa agência de viagens, este ano contámos com a ajuda do Pedro da Latitudes Viagens, porque embora seja fácil planear/reservar uma viagem online nem sempre o valor final compensa em relação a uma agência.







Não são necessárias vacinas para Cabo Verde, no entanto se tiverem dúvidas sempre que pretendam viajar para fora da Europa ou se viajarem com crianças recomenda-se que marquem a Consulta do Viajante. Existem casos de Zika em Cabo Verde, pelo que o melhor é prevenir e levarem repelente como Previpiq ou se preferirem usem pulseira anti-mosquito (também disponíveis para crianças), à venda em farmácias e parafarmácias.
Absolutamente indispensável é o protector solar! A temperatura média no Verão ronda os 30º, mas é um clima árido, por isso mesmo que esteja nublado e vento é fácil apanhar um escaldão. Se tiverem pele muito sensível factor 50 será recomendável, caso contrário basta factor 30 desde que repitam a aplicação várias vezes.
Sempre que vou de viagem levo um estojo médico básico: pensos rápidos, soro fisiológico, betadine pomada, compressas, gel para tratamento de picadas de insectos, ben-u-ron e imodium.
Levem roupas leves e frescas, chapéu, fatos de banho ou bikinis, podem deixar as toalhas de praia em casa, já que a maioria dos hotéis disponibiliza toalhas aos hóspedes. 
E não se preocupem com o câmbio, no hotel e por toda a ilha os preços estão assinalados em euros.


Dependendo da companhia e do destino, é possível fazerem check-in online previamente através do pc ou smartphone ou mesmo no local, assim no dia da viagem não é necessário chegar tão cedo ao aeroporto e poupa tempo nas filas, basta despachar as bagagens! Agora, vem a parte "chata" e uso este termo porque muitos passageiros ainda não se habituaram ou simplesmente não se lembram que existem diversas restrições relativas à bagagem, quer artigos proibidos, quer transporte de líquidos na bagagem de mão, o que pode acabar por causar maior demora nos pontos de controle. 
Simplificando, um saco com zip com capacidade de 1 litro e cada embalagem de líquido só pode ter no máximo 100ml, um exemplo simples: se tiverem uma garrafa de água de 500ml vai ficar retida.
Em caso de dúvida, consultar o agência de viagens, a companhia aérea, aeroporto ou o site da ANA.


Várias companhias voam para Cabo Verde, o nosso voo foi pela TAP num Airbus A320, que não partiu à hora marcada devido a uma avaria, acabámos por deslocar cerca de 1 hora depois do previsto.
O voo até Cabo Verde dura menos de 4 horas, não se sente turbulência e é servida uma refeição a bordo. Quanto ao fuso horário, em Cabo Verde são menos 2 horas que em Portugal.
À chegada ao aeroporto de Rabil, são conferidos os passaportes (mínimo 6 meses validade) e o visto de entrada no país (a maioria das agências trata dos vistos e já inclui o valor dos mesmos no custo da viagem), caso não tenham tratado do visto previamente podem fazê-lo no aeroporto e tem um custo de 25€/pessoa. Vão encontrar o representante local do vosso operador que vos indica o autocarro que vos leva ao hotel.


O próximo post sobre será dedicado ao hotel o Iberostar Club Boa Vista.

5 comentários:

  1. Teria eu dinheiro e já sabia qual o meu destino de férias,...
    Nunca fui a lado nenhum, o dinheiro não estica infelizmente :(
    Adorei as fotos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu se pudesse fazia várias viagens por ano, como nem sempre é possível vou amealhando aos poucos para depois puder fazer umas férias fantásticas! Das melhores coisas da vida, é viajar!

      Eliminar
  2. Que paraíso, quem me dera lá estar :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Olá Marisa!
    Obrigada pelas dicas sempre úteis!
    Beijinhos.

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar