25 agosto, 2016

Cabo Verde - ilha da Boavista #3

A ilha da Boavista é uma das ilhas menos povoadas de Cabo Verde, a população é de cerca de 4000 habitantes e a economia gira em torno da agricultura e da pesca. A capital é Sal Rei, onde residem mais de 3000 habitantes, e o resto das povoações são pequenas aldeias. 
Com uma superfície de mais de 600 quilómetros quadrados e com grande parte do território sendo área protegida, é a terceira maior ilha do arquipélago e, tal como as ilhas do Sal e Maio é plana. A sua paisagem costeira é composta por dunas altas de areia branca e o interior da ilha por desertos de areia com planícies rochosas, já a orla marítima é envolvida por um anel de recifes de corais e rochas.
Muitos são atraídos por esta ilha da tranquilidade, sol, mar e praia e pela perspectiva de umas férias sem stress... e por isso, nem sequer saem do resort! A ilha da Boavista tem tanto para oferecer: praias selvagens a perder de vista, desportos náuticos, as dunas e o deserto, as tartarugas marítimas... por isso, se estiverem de férias por este destino, dediquem algum tempo a explorar a ilha.

(Cabo de Santa Maria)


Vários operadores vencem pacotes de viagens para Cabo Verde, a nossa escolha foi a Soltrópico.
Na chegada ao aeroporto de Rabil à nossa espera estava o representante local do operador, o Ulisses, que nos acompanhou ao hotel. No dia seguinte, como é normal fez uma pequena reunião onde nos deu diversos conselhos (só beber água engarrafada, ter cuidado com a protecção solar, entre outros cuidados) e apresenta as excursões que o operador disponibiliza. 
Estão disponíveis excursões de meio dia e de dia inteiro (com almoço incluído), assim como excursões personalizadas, passeios de barco, visitas a outras ilhas, etc. Se preferirem, podem contratar um guia local, por norma se quiserem um tour pela ilha o valor apresentado é a dividir pelo nº de pessoas que participam, depois a refeição é paga à parte.
Existem pouquissímas estradas alcatroadas, pelo que as excursões são feitas em 4x4. 
Uma observação: ao realizarem excursões com o operador estão protegidos pelo seguro, ao fazê-lo com terceiros e caso haja algum problema o seguro não se responsabiliza, por isso optarem por contratar o serviço a um guia local ou partir à aventura por vossa conta, subscrevam um seguro. 


(Praia de Chaves)

A praia de Chaves é uma extensa praia, perfeita para descansar ao sol ou fazer relaxantes caminhadas. É possível fazer passeios em btt, kitesurf ou windsurf.


(Deserto de Viana)

Na parte noroeste da ilha encontram o Deserto de Viana. 
Os ventos transportam volumes imensos de areia continuamente do continente africano, depositando-os sobre a ilha, isto cria reais dunas de areia do deserto, intercalada com uma vegetação esparsa e algumas rochas.




(Caranguejo-Fantasma)


(Praia de Santa Mônica)

A praia de Santa Monica é uma das maravilhas de Cabo Verde. 
São mais de 20 km de comprimento, no sul-oeste da ilha, que atraem os turistas, já que as suas dimensões permitem a qualquer visitante ter a experiência de estar no meio da natureza intocada. 
É possível ver alguns tipos de pássaros que caçam onde a água é mais baixa.
A paisagem é surreal, com uma tranquilidade e vastidão difícil de descrever, um pequeno pedaço do paraíso!

(Praia da Varandinha)

Praia de difícil acesso que contribui paa a sua atmosfera selvagem, é uma das ilhas onde as tartarugas fazem os seus ninhos e posterior desova. Entre as as formações rochosas que ostenta junto ao areal, destaca-se uma gruta natural, com vista para o mar.

(Rabil)


(Escola de olaria de Rabil)

Em Rabil, a povoação mais próxima do aeroporto e antiga sede do concelho, pode ser admirada a antiga Igreja Matriz de S. Roque, a mais antiga da ilha, construída em 1801. 
Entre esta povoação e Estância de Baixo encontra-se um vasto vale rico em vegetação onde predominam os coqueiros e as tamareiras. Contrastando com o resto da ilha, a paisagem desta zona deve-se à existência de uma vasta bacia hidrográfica. Outro motivo de visita neste local é a fábrica-escola de cerâmica onde se pretende preservar as conhecidas peças de cunho próprio, onde podem adquirir várias peças.



(Oásis Agrícola)

(Curral Velho - Salinas)



(Curral Velho - Praia)

Na aldeia do Curral Velho encontramos as ruínas de uma aldeia piscatória e as salinas abandonadas.
Deserta desde os anos 70, devido à emigração para a Europa e Estados Unidos, a povoação está bem conservada, também toda esta área é protegida já que é um habitat importante para aves marinhas e tartarugas.

(Fundo Figueiras)

A aldeia de Fundo Figueiras, juntamente com as aldeias de João Galego e Cabeça dos Tarrafes, constitui a região da ilha popularmente conhecida como Norte. A aldeia é composta por diversas ruas com sombras oferecidas por arbustos de hibiscos e buganvílias e casas de paredes pintadas com cores vivas e persianas de cores contrastantes.


As excursões são feitas em 4x4, pois as estradas que existem de acesso às praias são maioritariamente de terra batida e com dunas, daí que este tipo de transporte seja o adequado para chegar a todos os recantos da ilha. Existem várias excursões disponíveis em 4x4, moto 4 e barco, para explorar a ilha ao máximo e existem também excursões de natureza como a observação de baleias (Fevereiro a Maio) e das tartarugas (finais de Julho a Setembro).




9 comentários:

  1. que saudades, uma ilha magnifica cheia de pessoas espetaculares.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Agora ainda fiquei com mais vontade de conhecer essa ilha! :) Que giro termos um guia com o mesmo nome. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos , um sitio perfeito para se passar férias.

    ResponderEliminar
  4. que fotos espetaculares.

    https://beautyshineswoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Fotos fantásticas. Que saudades dessas praias magníficas.....
    Beijinho Marisa :)

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Bem, julgando pelas fotos esse destino é paradisíaco! Deve ser uma ilha fantástica para visitar, tem tanto para ver :)

    ResponderEliminar
  7. Que fotografias fantásticas! Que vontade de iiir também!!

    ResponderEliminar