08 novembro, 2017

Gilão Restaurante

No coração de Tavira, localizado no Mercado da Ribeira, com uma vista privilegiada para o Rio Gilão e ponte romana, encontramos um restaurante onde se sente o amor e dedicação em cada prato. Numa carta recheada de petiscos e pratos com combinações que surpreendem e fogem ao óbvio, sem nunca esquecer os produtos frescos e genuínos e a gastronomia tradicional do Algarve.
Dividido entre a esplanada, bar e sala, que permite um ambiente mais intimista, decorada de forma simples e moderna, um serviço atencioso e acolhedor, a vontade é de regressar várias vezes para poder provar toda a carta.





Começamos com o couvert onde se destaca a pasta de ricotta com pimenta rosa e raspas de lima, muito fresca e aromática. De seguida, chegam as entradas Chamuça de cavala e Tempura de Polvo, a chamuça em molho de caril e gengibre é uma verdadeira surpresa onde se combinam o sabor fresco do mar e a exuberância das especiarias; a tempura de polvo é cozinhada na perfeição, o polvo tenro e a tempura leve e estaladiça, acompanhada com um delicioso molho sweet chilli caseiro.

Nos pratos principais temos escolhas que fogem do óbvio, mas ainda assim representam a comida tradicional Lombo de atum com migas de broa e azeitonas, mousse de caril e estaladiço de camarão Krill e Carré de borrego selado em molho de manga e alecrim.
O lombo de atum, cozinhado no ponto, as migas de sabor intenso a azeitonas, a mousse de caril cremosa e aromática e o estaladiço de camarão, são um prato que tem tanto de improvável como de delicioso; já o carré de borrego, um prato tão clássico, surpreende com a combinação entre o alecrim e manga. 

Não deixem de provar as sobremesas, como o Red Velvet, a Mousse de Amendoim, o Cheesecake ou a Tarte de Alfarroba, e porque o difícil é escolher... provem um pouquinho de todas! E para terminar, provem um copo de licor de laranja, não se vão arrepender.

Amanhã post dedicado ao roteiro de Tavira

1 comentário: