24 novembro, 2017

Segundo Muelle

Lisboa rendeu-se à cozinha peruana, uma das mais ricas e e privilegiadas do Mundo, com influências da cozinha espanhola, africana, chinesa, japonesa e italiana, originando uma surpreendente culinária de fusão que vai muito para além do famoso ceviche.
O espaço cuidado e moderno, mesmo ao lado do Mercado da Ribeira, em que os apontamentos de decoração nos remetem para as raízes da pequena vila junto ao mar onde nasceu o primeiro Segundo Muelle.
Foi depois de um workshop no restaurante que tive oportunidade de ficar a saber mais sobre esta cozinha e experimentar alguns pratos, e não resisti a voltar pouco tempo depois para descobrir um pouco mais da carta... tanto que só apetece voltar até conseguir experimentar toda a carta!




O couvert é composto por Chifles, molho de Aji Amarillo e Cancha, que são chips de banana pão frita, molho de malagueta e pimento amarelo e milho peruano frito, e são daquelas coisas que não apetece parar de comer!
O Cebiche Norteño é o ceviche mais puro, preparado com peixe branco do dia, envolvo em leche de tigre acompanha com choclo (uma variedade de milho) e batata-doce cozinhada em sumo de laranja, é um ceviche muito fresco, com toques cítricas e com aquele toque levemente picante.
Recomendo que para acompanhar a refeição experimentem beber o Pisco Sour e o Chilcano, o pisco é a bebida mais conhecida do país e é feito com pisco, sumo de lima e clara de ovo; o chilcano é preparado com pisco, ginger ale e pode ter vários sabores como maracujá, lima ou frutos vermelhos.

O Tartar de Atún Acebichado é um tártaro de atum e abacate marinados em molho acebichado e acompanha com tostas crocantes aromatizadas com emulsão de azeite com ervas e balsâmico.
Recomendo ainda o Causa Segundo Muelle, um prato muito reconfortante, composto por puré de batata, recheado com carne de sapateira e coberto com um molho de escabeche.




Seguimos para a secção Oriental da ementa e encontramos, entre outros, Tacu Maki, Kani Maki e Langostinos Furai.
Os tacu maki são panados, recheados com queijo-creme, salmão e abacate, e por cima têm molho acebicado; os kani maki são recheados com camarão e abacate e cobertos com um molho picante de sapateira; os langostinos furai são camarões panados, com massa de arroz frita, e molho de maracujá; peixe fresco, notas cítricas, doce ou picante, são pratos cheios de sabores e que mostram bem a fusão entre a cozinha Oriental e Peruana.

Um dos pratos mais conhecidos (e pedidos!) do restaurante e que provei nas minhas duas visitas é o Risotto de Quinua com Lomo.
Uma quinoa rica e cremosa com lombo salteado e posso dizer-vos que é dos melhores pratos que comi este ano! Tem a cremosidade do risotto tradicional, sabores reconfortantes, carne e legumes cozinhados na perfeição, cada garfada é um verdadeiro prazer na boca!
Para quem prefere uma alternativa à carne, recomendo o Risotto de Quinua a la Marinera, igualmente cremoso e delicioso,  é enriquecido com cogumelos, espinafres e ervilhas, acompanhado com uma selecção de mariscos salteados.


Não se esqueçam de deixar espaço para as sobremesas... Tres Leches, Suspiro a la Limenã, Cheesecake de Lima ou Creme Brulée de Herbaluisa, são algumas das tentações disponíveis.
As minhas preferidas são sem dúvida o tres leches, um bolo húmido de três leites coberto com chantilly e polvilhado com chocolate; e o suspiro a la limenã, doce de leite coberto com merengue italiano e perfumado com canela.


Segundo Muelle Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários:

  1. O espaço é super giro e a comida dá gosto de ver, ficamos logo a babar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. The food looks delicious!
    Have a lovely day :)

    https://dinamighty.com/

    ResponderEliminar