19 dezembro, 2019

Perna de Perú Natalícia

As tradições são construídas ao longo de vários anos, variam consoante a zona do país e isso não é excepção no Natal. E no que toca à ceia e almoço de Natal, existe quem prefira o bacalhau, que pode ser preparados de tantas formas diferentes, o polvo, o perú ou até o cabrito.
O Natal é sinónimo de mesa cheia, boa comida e vinho, conversas sem fim e muita azáfama na cozinha... Para quem não dispensa um assado reconfortante e cheio de sabor, carne tenra e suculenta cheia de sabor, deixo-vos esta receita natalícia.
E Boas Festas!


Ingredientes:
1 perna de perú (cerca de 2kg a 2.5kg)
Azeite q.b.
3 c. sopa mostarda
1 c. sopa mel
1 c. sopa paprika fumada
2 c. chá alho em pó
2 ramos de alecrim
2 folhas de louro
2 dentes de alho esmagados
2 courgettes
500g tomate cereja
4 maçãs reineta
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa taça, misture o azeite, mostarda, mel, paprika e alho em pó, até obter uma pasta.
- Barre a perna de perú com a pasta e coloque-a num tabuleiro de forno, tempere com sal e pimenta, e junte um ramo de alecrim e uma folha de louro. Se possível, deixe a carne a marinar durante a noite.
- Cubra o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno durante cerca de 2 horas a 2h30, e cerca 30 minutos antes do tempo terminar retire a folha de alumínio.
- Lave os tomate cereja, lave e corte as courgettes em quartos, depois descasque as maçãs, retire o caroço e corte em pedaços.
- Coloque num tabuleiro de forno, junte os alhos esmagados, junto o outro ramo de alecrim e folha de louro, tempere com um pouco de paprika, sal e pimenta, deite um fio de azeite e envolva.
- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Sirva a perna de perú com legumes e maçã assados e acompanhe com arroz de açafrão.


Sem comentários:

Enviar um comentário