29 junho, 2012

Planear as ementas

É assunto sobre o qual nunca aqui falei, mas como tenho recebido algumas mensagens a questionar se e como é que planeio as refeições, se faço uma ementa semanal, dicas de poupança, etc achei que seria útil fazer um post sobre isso.

Começando pelo inicio: antes de ter Bimby, eu basicamente não planeava ementas, ou seja, decidia no próprio dia ou no dia anterior o que iria fazer consoante o que tinha na despensa; com a chegada da Bimby e todo aquele entusiasmo de querer testar a maquineta, experimentar receitas etc, comecei a fazer ementas semanais... Agora, mais de 3 anos passados de ter a Bimby, há mais de 1 ano que faço ementas mensais. 
E porque?!  Em primeiro lugar, porque sou uma pessoa organizada e acho que ter as coisas organizadas me faz poupar tempo; depois, porque me permite planear com antecedência uma maior variedade de receitas; por último, porque ao seleccionar as receitas e anotar os ingredientes que necessito poupo nas idas ao supermercado: faço as compras do mês através da net (isso fica para outro post) e ao longo do mês compro apenas os legumes, fruta ou algo que seja necessário repor.

Agora, tenham em conta que as ementas devem ser adaptadas ao vosso estilo de vida, horários, se têm filhos (quantos filhos e respectivas idades), se existem alimentos que não consomem ou existe algum tipo de intolerância alimentar e claro, o vosso gosto pessoal.
Por exemplo, cá em casa somos 2: eu e o Bruno. O meu marido tem um horário em que começa a trabalhar no período da tarde e termina já de madrugada, então leva jantar para trabalho e geralmente come novamente quando regressa casa, o que faz com que ele à hora em que a maioria das pessoas almoça não tenha tanto apetite e opte por comer pão, iogurtes, cereais, compotas, fruta, etc.

Infelizmente, não tenho nenhuma tabela bonitinha em que coloco as ementas para vos mostrar, vou anotando num caderno e quando esta fica definida é colocada na porta do frigorífico.
Portanto, deixo-vos uma das minhas ementas e mais abaixo as respectivas observações.

Deixo-vos como exemplo a ementa do mês de Maio:

Semana 1
2ª - Sopa
3ª - Linguine preto com atum e molho de laranja
4ª - Pescada ao vapor
5ª - Frango Korma rápido
Sábado - Canelones de bacalhau à Algarvia

Semana 2
2ª - Sopa
3ª - Esparguete com alho
4ª - Perca em papelotes
5ª - Frango Dragão
6ª - Mozzarella in Carrozza
Sábado - Tagliatelle com abóbora e espinafre em molho de soja

Semana 3
2ª - Sopa
3ª - Linguine al limone
4ª - Costeletas grelhadas
5ª - Pescada ao vapor
Sábado - Frango alaranjado

Semana 4
2ª - Sopa
3ª - Tortellonis com molho de tomate
4ª - Salmão ao vapor
5ª - Frango ao vapor com manteiga picante de coentros
Sábado - Filetes recheados com cogumelos e molho de maçã

Semana 5
2ª - Sopa
3ª - Esparguete com caranguejo
4ª - Lombinhos de pescada com molho de tomate
5ª - Quiche de fiambre, milho e cogumelos
Sábado - Bifinhos chineses










Observações:
- Como podem constatar todas as 2as feiras é dia de sopa, eventualmente posso fazer mais alguma coisa como uma omelete, quiche, tosta mista, etc.
- Um dos hábitos que "apanhei" com a minha mãe foi de fazer sempre comida a mais, ou seja, além de haver quantidade suficiente para a refeição e para que o meu marido possa levar a refeição para o trabalho, dependendo da receita posso não ter de cozinhar no dia seguinte.
- Pode eventualmente repetir-se o mesmo prato no dia seguinte ou saltar 2 dias, congelar ou fazer uma receita de aproveitamentos, fica ao vosso critério.
- Ainda que as refeições estejam todas planeadas, tendo os ingredientes à disposição ou facilmente acessíveis, é fácil trocar os dias, as semanas, etc por isso mesmo sendo uma ementa mensal, existe flexibilidade.
- Aos fins de semana, temos geralmente sempre o jantar de Sábado programado... Quanto ao resto, preferimos improvisar! Seja um pequeno-almoço mais tardio com umas panquecas e bacon, um almoço à base de petiscos, etc.

Acompanhamentos:
- Quando faço peixe ao vapor, regra geral, acompanho sempre com vegetais feitos ao vapor.
- Carne é habitualmente acompanhada por arroz branco, batatas ou puré, por vezes algum tipo de massa.
- Outros pratos, como os canelones, lasanha e outros prefiro acompanhar com salada.

Doces e sobremesas:
- Na ementa, não constam doces; simplesmente porque não defino dias concretos para os fazer.
- Por exemplo, no fim de semana vou ter convidados ou apetece-me uma sobremesa posso fazê-la no dia anterior.

Iogurtes:
- À semelhança das sobremesas não têm dias definidos para ser feitos.

Escolher as receitas:
- Hoje em dia, através da internet tem-se acesso a milhares de receitas, desde os foruns aos blogs, encontra-se de tudo um pouco.
- Existem livros e revistas de culinária, bem como programas na tv. Já para não falar de todas aquelas receitas da mãe, da avó, da tia ou da nossa própria imaginação.
- Portanto, analise o que tem o que tem à sua disposição, que receitas lhe apetece repetir ou experimentar pela 1ª vez, os ingredientes que precisa, tempo de confecção, etc e adapte ás suas necessidades.

10 comentários:

  1. Comprei a Bimby há uns meses, e desde aí tenho feito sempre os menús semanais, e compras também todos os fins-de-semana! Iogurtes, sopa, e algum bolo também ao domingo que faço (é quando tenho mais tempo!).
    Estou tentada a experimentar fazer como tu, uma emental mensal... Mas não tenho muito espaço de congelação, talvez seja um problema...
    Achas que realmente se poupa dessa forma? É que acabamos por ter de ir ao supermercado à mesma, para a fruta, legumes, leite...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês,

    Eu apenas tenho um combinado, portanto o meu espaço de congelação também é limitado. Por exemplo, opto por dividir a carne por sacos de congelação, peso e escrevo no saco, assim até é mais fácil saber que saco vou usar para qual receita ;)
    Eu como faço as compras online, mando vir logo um pack de 6 pacotes leite, mas até posso encomendar logo mais se souber que vou precisar.

    Sinceramente, eu acho que se poupa!
    - Tempo: que se poupa nas compras e a planear o que se vai cozinhar (é logo tudo feito de uma só vez e apenas 1 vez);
    - Dinheiro: vamos menos vezes ao supermercado e assim dificilmente caímos em tentação de comprar o que não precisamos
    - Ganha-se na variedade de receitas

    Eu também acabo por ir buscar algumas coisas ao longo do mês como refiro no post, mas desta maneira perco muito menos tempo nas compras e não me perco nos corredores.
    E se mesmo assim tiver medo de cair em tentação: dou a lista ao meu marido! É garantido que ele só traz o que vem na lista ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola.. sou a andreia_24 que tem falado consigo no mundo de receitas bimby...
    Faz sempre sopa todos os dias?? pelo que reparei tem sempre sopa em todas as semanas! bjs e gostei muito de ler tudo, parabéns.. é motivante ver as suas receitas...muito a serio! ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia,
    Não não faço sopa todos os dias, geralmente só faço mesmo a sopa 1x por semana, às segundas-feiras.
    Muito obrigado pelas simpáticas palavras :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Só tenho uma dificuldade, é encontrar as vezes alguns ingredientes que coloca nas suas receitas. compra tudo no jumbo em alverca? eu sou da povoa de sta iria. bjs

    ResponderEliminar
  6. Andreia,
    Regra geral costumo conseguir comprar tudo no Jumbo, com as seguintes excepções:
    - Gengibre nem sempre há, assim como as malaguetas e nunca lá vi as ervilhas tortas. Nesse caso, vou ao Continente do Loureshopping ;)
    - Queijo qark existe num Jumbo, mas encontro mais barato no Aldi de Sta Iria ;)
    - Maple Syrup comprei recentemente no Aldi, mas penso que nem sempre está disponivel, onde existe sempre é no SuperCor do Parque das Nações.
    - Cardomomo verde não se encontra em todo o lado, eu comprei na parte de produtos gourmet do SuperCor.

    Assim de repente, estes são ingredientes mais invulgares de que me recordo... Mas se houver outros diga, que eu direi onde compro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá gostei muito de conhecer este blog..tenho uma bimby mas não lhe dou uso suficiente..se disser que não uso a bimby à meses ninguém acredita..
    Mas depois de ler isto tudo acho que vou ponderar melhor e começar a dar-lhe uso...sinceramente a maior parte das receitas dela não atraem o gosto de todos cá em casa..principalmente do meu filho...
    Vou tentar arranjar mais algumas receitas dela porque só tenho o livro base e o de massas e doces....talvez até "leve" daqui algumas ideias.....
    Gostei mesmo deste blog... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Muito obrigado pela simpática mensagem :)
      Confesso que no início, há quase 4 anos, usava mais a Bimby do que uso agora, mas posso dizer que se não a tivesse provavelmente não faria muita coisa: licores, patés, compotas, iogurtes, gelados, etc é realmente uma óptima ajuda! Quando aos pratos é mesmo uma questão de adaptar ao nosso gosto pessoal.

      Eliminar