19 fevereiro, 2014

Cuidar da Casa

A autora Filipa Brandão Mira traz-nos o livro Cuidar da Casa, que a vai ajudar a cuidar da sua casa, ensinando-lhe todos os truques que precisa de saber nas tarefas domésticas, para não perder nem demasiado tempo, nem gastar muito dinheiro.


Conselhos de limpeza, divisão a divisão para todos os tipos de pavimento, da madeira à tijoleira, como tratar os seus móveis, limpar pratas ou bronzes, manter os azulejos da cozinha impecáveis, uma casa de banho a brilhar, um armário sempre cheiroso e arrumado, uma roupa cuidada e sem nódoas ou um hall acolhedor. 




Ainda apenas tive oportunidade de folhear este livro, mas posso dizer que tem truques e dicas muito úteis e simples no que toca a limpeza e manutenção da casa, e não só!
Alguns exemplos:
- As manchas da banheira não saem? Prepare uma solução com vinagre branco quente, um punhado de sal grosso e com um pano esfregue bem sobre a sujidade. Vai ver que resulta!
- Esqueça os sabonetes nos armários para deitar cheiro. Só trazem humidade. Coloque pauzinhos de giz dentro de sacos de organza.
- Aprenda a fazer cera caseira para passar nos seus móveis de madeira encerados.
- Não consegue tirar calcário das suas torneiras? Use limão com vinagre impregnado em papel absorvente da cozinha e aplique diretamente. Deixe atuar 3 a 4 horas.
- Aprenda truques infalíveis para remover nódoas de todo o tipo – gordura, vinho, fruta – da sua roupa.
- Para prevenir humidades e bolor nos livros, passe pelos mesmos um pano com vinagre branco, misturado com umas gotas de essência de alfazema, lavanda e alecrim. Afugenta as traças, para além de dar bom cheiro.
- Para dar brilho ao seu chão de madeira envernizada, use uma mistura de óleo de linhaça e vinagre de vinho em partes iguais. 

 E além disso, a autora deixa ainda várias sugestões de decoração, formas de dar cor e cheiro à sua casa e de reciclagem de móveis ou objectos antigos que podem ganhar uma nova vida!

7 comentários:

  1. Marisa,
    esse livro vai ajudar muitas donas de casa, amei a resenha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem truques porreiros, o mal é que na hora de fazer as limpezas esqueço-me de todos os livros que tenho sobre o assunto e vai de detergente mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela sugestão, Marisa, não conhecia e achei muito interessante ! :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. não conhecia este livro mas imagino que esteja cheio de boas sugestões!

    ResponderEliminar
  5. Algumas dicas são mesmo úteis, às vezes há coisas muito práticas de que nos esquecemos :)

    ResponderEliminar