15 dezembro, 2015

Gelataria La Fabbrica

A antiga fábrica de gelados da Avenida de Berna, com mais de 80 anos, mudou-se para a Rua de Dona Filipa de Vilhena, levando consigo toda a tradição, segredos de família e até os utensílios, máquinas de fazer gelados e as mesas do espaço interior são as originais.
As apostas recaem nas bebidas aconchegantes como o chocolate quente italiano, na famosa Bolacha Trevo, no exclusivo Spaghetti de gelado com calda de chocolate, nas avelãs e amêndoas torradas, nas 'antigas' Cassatas e, claro, para os mais fiéis são preparados todos os dias 12 sabores de gelados.




É um espaço bastante pequeno, mas muito acolhedor, com uma esplanada e com alguns lugares no interior onde podemos ver as máquinas de fazer gelados e as fotos de família.
Os gelados são de produção artesanal, sem corantes nem conservantes, seguem a mesma receita desde sempre e são confeccionados nas sorveteiras originais do tempo da fábrica. 
Todos os dias são preparados 12 sabores de gelados: amêndoa, limão, chocolate, baunilha, morango, stracciatella, avelã, caramelo, café e pistácio, entre outros. E até os toppings, que variam entre o caramelo, chocolate ou frutos secos, são feitos por Angelo Sala, o gerente e herdeiro deste negócio de família.

As Bolachas Trevo são outra oferta de fabrico próprio. Muito fofa e saborosa, esta espécie de “bolacha” (na realidade é uma waflle) é feita na hora e servida quente: simples (com açúcar e canela), com calda de Nutella, ou com gelado e cobertura à escolha. 

A minha escolha recaiu então numa bolacha trevo com gelado (limão e baunilha) e cobertura (morango), o que para mim foi um lanche perfeito. A bolacha foi feita no momento, a massa é muito fofa e leve, os gelados são deliciosos sem serem demasiado doces e muito cremosos, adorei os "salpicos" deixados pela vagem de baunilha no gelado e a cobertura de morango é feita com morangos a sério... uma delícia!
Não houve nada que não gostasse, só gostaria que houvessem mais sabores disponíveis... e certamente vou voltar para experimentar o spagheti de gelado.


La Fabbrica Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

5 comentários:

  1. Fiquei aqui a salivar!
    Que maravilha!
    Quando for aí vou mesmo ter que experimentar :)
    Adoro gelados.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Há já algum tempo que quero ir experimentar essa gelataria, agora ainda fiquei com mais vontade! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Esses gelados com waffles estão perfeitos!
    Bela gelataria!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  4. Mmmm this looks os yummy!

    Hugs from Athens :)

    ResponderEliminar
  5. Que aspeto bom! Nunca fui a nenhum sítio com waffles assim, todos chiques :)

    ResponderEliminar