19 setembro, 2016

Programa Leite de Vacas Felizes

Não deve existir ninguém que não tenha ouvido a tão famosa música ou visto o anúncio das "vacas felizes", depois isso a pergunta que se impõe é: O que são afinal as vacas felizes?
Foi no início deste mês que a convite da Terra Nostra que visitei S. Miguel e fiquei a conhecer o programa Leite de Vacas Felizes e hoje conto-vos tudo sobre essa experiência.
O programa assenta no lema essencial de fazer o bem: fazer o bem para os animais, para os produtores, para a economia, para o ecossistema da ilha e para todos nós.







Tivemos a oportunidade de visitar as instalações do grupo Bel, onde começámos por assistir à apresentação do Programa Leite de Vacas Felizes e de seguida fomos conhecer a fábrica.
É garantida a pastagem 365 dias por ano e os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal. Estas boas práticas foram premiadas com um “GOOD DAIRY COMMENDATION Award” atribuído pela CIWF.

O programa assenta em 5 pilares essenciais:
- Promover a pastagem 365 dias por ano e uma alimentação natural à base de erva. A pastagem é uma fonte viva de nutrientes, é um método de alimentação natural e sustentável.
- As vacas recebem todos os cuidados de saúde e higiene. Vivem ao ar livre na pastagem e em comunidade junto de outras vacas. Não vivem em estábulos (salvo condições climatéricas adversas ou por motivo de doença), nem são alimentadas à base de rações como na maioria das explorações com regimes intensivos.
- O leite é recolhido diariamente e arrefecido com tempos curtos, para garantir a frescura e manter as suas propriedades nutricionais.
- Os recursos naturais dos Açores são salvaguardados para as próximas gerações, através de boas práticas ambientais e de um consumo de energia com práticas mais eficientes.
- Ao saber de gerações, contribuem para que as explorações leiteiras sejam mais eficientes e sustentáveis. Oferecem suporte técnico e incentivam o uso de sistemas informáticos ajustados à gestão de cada exploração.
O Leite de Pastagem é um leite único e rico, é proveniente apenas de produtos certificados do Programa Leite de Vacas Feliz. São produtores que têm um cumprir um conjunto de requisitos específicos, estão sujeitos a várias auditorias internas e externas e certificados por uma entidade externa (SGS), além disso o valor pago aos produtores é superior à média.


Depois de uma visita à fábrica, onde todo o leite é separado, e pudemos ver desde o circuito do queijo, ao processo em que o leite é embalado, fomos visitar um dos produtores do programa.

Ao longo da visita fomos colocando várias questões, cujas respostas partilho convosco:
- A vaca tem de engravidar para dar leite?
A vaca, como qualquer mamífero, precisa estar grávida para produzir leite.
- O que acontece quando nascem as crias?
Foi explicado que existem estudos que indicam que para minimizar o stress da vaca bem como impedir que fique sem leite, devem ser separados num prazo de 48 horas
- Como são as crias alimentadas?
As crias bebem o colostro e continuam a beber leite de vaca durante pelo menos 2 meses altura em que fazem o desmame, quando finalmente atingem o desenvolvimento gástrico que lhes permite viver como ruminantes, passam a ir para a pastagem todos os dias.



2 comentários:

  1. Bem interessante!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. É um programa de louvar! Devia haver mais assim :)

    ResponderEliminar