10 janeiro, 2017

Mercearia do Páteo Alfacinha

Depois da Horta como restaurante de Verão, eis a Mercearia como restaurante de Inverno do Páteo Alfacinha. 
Em pleno Bairro da Ajuda, a Mercearia do Páteo Alfacinha reabriu as suas portas para mais uma temporada de sabores intensos e de inovadoras reinterpretações dos pratos mais típicos da cozinha nacional, regados com os melhores vinhos nacionais. Muda o espaço e a ementa, mas mantém-se toda uma equipa que prima pela simpatia e profissionalismo.
Um restaurante onde podemos encontrar os tradicionais sabores da cozinha nacional, onde os típicos produtos regionais se assumem como os elementos centrais de todo o conceito.




A Horta é um espaço aberto, com vista para o rio; na Mercearia temos um espaço com ambiente acolhedor e rústico.
Nesta “Mercearia”, os visitantes são também convidados a recordar a experiência de compra nas tradicionais mercearias portuguesas, uma vez que todos os pratos da carta são cozinhados com produtos que estão à venda na banca à entrada do espaço.




Começamos pelo couvert com as bolinhas de caça, manteigas aromatizadas e azeitonas panadas. As bolinhas, ainda mornas, crocantes por fora e macias por dentro são uma tentação; e não menos tentadoras são as manteigas, principalmente a de chouriço, a acompanhar com os pães de tomate, caril ou azeitonas, que vão saindo do forno.
Para os verdadeiros apreciadores de enchidos e queijos a tábua é preparada no momento.
A ementa mantém um registo de petiscos, agora mais reconfortantes como os Ovos rotos com chouriço de porco preto e cogumelos, Lombo de atum com cebolada e vinagre de mel, Camarão em polme frito e Pica-pau do lombo. O lombo de atum, para além de confeccionado no ponto, combina lindamente com o sabor ácido/doce do vinagre; os camarão são deliciosos e o polme é leve e estaladiço; o pica-pau é um daqueles pratos que não apetece parar de comer!


Seguimos para os pratos principais: Lombo de bacalhau com arroz calasparra de tomate e poejo e Costelão de novilho com chips de batata doce.
O lombo de bacalhau muito saboroso e um arroz de tomate leve e aromático; o costelão é cozinhado lentamente por 24 horas e depois terminado na grelha é absolutamente divinal, com uma carne tenra e suculenta, é das melhores carnes que já tive oportunidade de provar.

Embora já cheios, as sobremesas tinham um aspecto irresistível e por isso, não deixamos o carrinho de sobremesas escapar! Destaque para o cheesecake em que podem escolher que sabor querem colocar por cima como caramelo salgados, frutos vermelhos ou chocolate; o pudim de abade priscos muito rico e um doce à base de ginja que é uma deliciosa surpresa.




A Mercearia do Páteo Alfacinha Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários: