07 janeiro, 2022

Planeie já as suas viagens para 2022: aproveite os feriados e as dicas que temos para si


planeie-viagens-para-2022.jpeg


Se viajar faz parte do seu ADN e gosta de planear as suas férias ou escapadinhas com antecedência, este artigo é para si.
Ao longo das próximas linhas vamos ajudá-lo a planear as suas viagens para 2022, dando-lhe a conhecer não só os feriados e pontes que de que poderá usufruir para uma escapadinha dentro ou fora do país, como também os melhores destinos de férias para o ano que agora se inicia.

Porém, antes de começar a anotar toda a informação que temos para si, é importante pensar em poupar para adquirir o seu pacote de férias/viagem ou, em alternativa, recorrer ao cartão de crédito, especialmente se este vier com cashback, uma funcionalidade que lhe permitirá receber de volta uma parte do dinheiro que gastou.

Esse é o caso do cartão de crédito com cashback UNIBANCO que lhe dá a possibilidade de receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses. Para além desta vantagem, estes cartões de crédito oferecem, entre outras coisas, pacotes de seguros (viagem e/ou saúde), possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas, descontos em moda, eletrodomésticos, combustíveis e pontos que valem prémios.

Feriados Nacionais

No total, 2022, acomoda 13 feriados nacionais e a boa notícia é que quatro coincidem com um dos dias do fim-de-semana.

Assim, o calendário diz-nos que: 

  • Dia de Ano Novo (1 de janeiro): sábado

  • Sexta-Feira Santa (15 de abril): sexta-feira

  • Páscoa (17 de abril): domingo

  • Dia da Liberdade (25 de abril): segunda-feira

  • Dia do Trabalhador (1 de maio): domingo

  • Dia de Portugal (10 de junho): sexta-feira

  • Corpo de Deus (16 de junho): quinta-feira

  • Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto): segunda-feira

  • Implantação da República (5 de outubro): quarta-feira

  • Dia de Todos os Santos (1 de novembro): terça-feira

  • Restauração da Independência (1 de dezembro): quinta-feira

  • Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro): quinta-feira

  • Natal (25 de dezembro): domingo


Graças a este calendário, em 2022 pode contar com quatro fins-de-semana prolongados fruto dos quatro feriados que se encostam ao fim-de-semana. Contudo, quem residir no Porto, ao invés de quatro, poderá gozar de cinco fins-de-semana prologados devido ao Dia de São João acontecer a uma sexta-feira.
Assim, temos que os dois primeiros fins-de-semana prolongados acontecem em abril, primeiro entre 15 e 17 por altura da Páscoa e depois entre 23 e 25 de abril graças ao Dia da Liberdade.

O terceiro fim-de-semana prolongado acontece em junho entre os dias 10 e 12 de junho (ou de 10 a 13 de junho, para quem trabalha em Lisboa e tem direito ao feriado municipal), enquanto o quarto e último (ou quinto, para quem trabalha no Porto) ocorre em pleno verão, de 13 a 15 de agosto.
Se já apontou os feriados e as potenciais pontes de que poderá beneficiar para viajar pelo país ou pelo mundo, fique de seguida com a lista dos dez melhores destinos de férias para 2022 escolhidos pela prestigiada editora de viagens Lonely Planet.


Melhores destinos de férias em 2022

Tal como vem acontecendo todos os anos, a Lonely Planet, maior editora de viagens do mundo, já deu a conhecer o seu veredicto sobre os dez melhores destinos de férias para 2022. Portugal não se encontra entre o top 10, mas a lista é fabulosa e faz despontar a vontade de aventura. Conheça-a a partir de agora.


Ilhas Cook

Este pequeno arquipélago situado no Pacifico Sul foi considerado o melhor destino de férias para 2022. Atividades na água, como mergulho e pesca, sem mencionar as vistas de tira o fôlego, são alguns dos encantos deste conjunto de ilhas batizadas com o nome intrépido navegador inglês James Cook.

Noruega

A extraordinária beleza natural deste país escandinavo, a que se junta a sua inclusão nas listas dos países mais felizes do mundo, fazem deste o segundo melhor destino da lista da Lonely Planet.

Ilha Maurícia

Esta ilha paradisíaca situa-se no Oceano Índico, cerca de 700 milhas a leste de Madagáscar, e abriga algumas das plantas e animais mais raros do mundo. Fica em 3º lugar na lista de melhores destinos para férias em 2022.

Belize

Se quer explorar as ruínas Maias, nadar em águas cristalinas e ver a incrível vida selvagem, o Belize, país da América Central, é o seu local de férias de eleição. Ocupa o 4º lugar na lista.

Eslovénia

Este país balcânico tem entre os principais atrativos um castelo de 900 anos e o rio Sava, conhecido por atravessar também a Croácia, a Bósnia e a Sérvia.

Anguila

Este território ultramarino britânico situado no mar das Caraíbas tem 33 praias públicas, temperaturas altas, hotéis e comidas incríveis.

Omã

Situado na Península Arábica, este sultanato é uma das grandes atrações do Oriente Médio. Na fronteira com o Estreito de Hormuz, as montanhas atingem alturas de 2.000 metros para criar um cenário espetacular para trechos estreitos de água. O país também oferece um lindo litoral.

Nepal

Falar do Nepal é obrigatoriamente falar do Everest, mas este pequeno país montanhoso situado entre a Índia e a China tem um muito mais a oferecer.

Malawi

Berço do nono maior lago do mundo, o Malawi fica situado a noroeste de Moçambique e oferece a quem o visita safaris de perder o fôlego, onde se podem observar elefantes, babuínos, hipopótamos e muitos outros animais nos seus habitats naturais.

Egito

O décimo lugar da lista dispensa apresentações, mas nunca é demais sublinhar que é o lar das Pirâmides de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo e, desde abril de 2021, também do novo e extraordinário Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC) que não dispensa uma visita.



Sem comentários:

Enviar um comentário