11 janeiro, 2022

TOP 12 restaurantes de 2021

Lisboa é conhecida pelo seu charmes, as vistas, o sal, a história e claro, a comida!
O ano 2021 foi mais uma vez complicado para a área da restauração, felizmente com um alívio das restrições e que permitiu um regresso mais tranquilo aos restaurantes. E os restaurantes de Lisboa são tão variados como a própria cidade e podemos encontrar desde a tradicional cozinha portuguesa como restaurantes que nos levam numa viagem gastronómica por outros países. 
Foi possível regressar a restaurantes já conhecidos e também conhecer espaços novos, por isso decidi destacar 12 restaurantes que tive oportunidade de visitar durante 2021.



Xtoria
Situado no centro de Setúbal, abriu em 2019 e destaca-se facilmente dos outros restaurantes da cidade: aposta nos ingredientes frescos da região e em criações mais sofisticadas e contemporâneas, e os pratos reflectem entre os ingredientes portugueses e influências da cozinha internacional. Para além disso, respeita a sazonalidade dos ingredientes e por isso, a cada três meses a carta sofre alterações.


Descarado
As Docas de Lisboa foram durante anos uma das zonas mais animadas de Lisboa, mas infelizmente com o passar dos anos muitos dos espaços fecharam e também aqui a pandemia fez-se sentir. Mas nos últimos meses são vários os novos espaços que estão a reabrir nesta zona, como o Descarado.
A carta a cargo do chef Sandro Farinho é contemporânea e internacional, o ambiente é boémio e descontraído com atendimento cuidado e atento, uma esplanada com uma vista desafogada para o Tejo, e o vistoso bar logo à entrada não engana: a noite promete ser animada!


Izanagi
O grupo SushiCafé abriu o Izanagi – um restaurante com uma oferta gastronómica semelhante à que se come nas ruas do Japão ou até em lojinhas do metro – nas Docas, essa zona que está novamente a crescer e a ser habitada por boas ofertas. É o sítio para provar o okonomiyaki, uma panqueca japonesa, pratos robatayaki, feitos na grelha japonesa robata, e os teppanyaki, numa chapa.
Review em breve!


SOI
Chama-se SOI é é um restaurante de street-food asiática, inaugurado em 2017 no Cais do Sodré, foi um dos primeiros restaurantes do género em Lisboa (e continua a ser um dos mais concorridos!). 
Todo o espaço é inspirado na animação e cores vibrantes das ruas da Ásia com vários apontamentos que nos despertam a curiosidade para o imaginário asiático, sentar-se à mesa é partir numa viagem pelo continente asiático com aromas e sabores intensos que nos envolvem.


O Boteco
Foi na Praça Luís de Camões, entre o Chiado e o Bairro Alto, que o chef Kiko abriu o restaurante brasileiro O Boteco onde celebra os petiscos e ingredientes mais apreciados no Brasil, sempre com um twist de modernidade e criatividade que se destaca de outros restaurantes brasileiros.
Aqui revive-se o ambiente dos botecos cariocas dos anos 1950 e na carta, vários petiscos como dadinhos de tapioca e pastel de vento, pratos clássicos como moqueca e bobó de camarão, e um especial destaque à picanha.


Mano a Mano
Num ambiente descontraído e acolhedor, em 2018 o Mano a Mano abriu portas e trouxe até Lisboa a melhor faceta da gastronomia italiana. Aqui temos "hostilidades" (das boas!) à mesa... Risotto ou Pasta? Pizza napolitana ou romana? Pasta ou pizza? Vinho italiano ou cocktail de autor?, mas qualquer que seja a sua escolha vai poder desfrutar de uma refeição deliciosa.
O novo chef executivo, Giovanni Pellegrino, trouxe consigo uma nova carta e novas ideias, como o uso do pistáchio como substituto do tomate nas pizzas e outras combinações de sabores inesperadas e deliciosas. 


Brunch Dear Breakfast secret rooftop
O Dear Breakfast nasceu em 2017 para nos dar bons e e fartos pequenos-almoços e brunches, o primeiro nasceu na Bica e o seguinte no Chiado. E nos últimos meses de 2021 trouxe um restaurante pop-up num terraço em Santos com vista sobre o Tejo.
E se durante a semana estava disponível menu de pequeno-almoço e brunch, ao fim de semana, um menu de bottomless brunch: menu de preço fixo que inclui comida e cocktails ilimitados. 



Wine Corner by José Maria da Fonseca
O Wine Corner by José Maria da Fonseca é o restaurante da marca, está integrado no que foi em tempos a casa da família Soares Franco e integrado na sua Casa-Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.
Na carta, o destaque vai para os petiscos regionais, uma gastronomia simples e despretensiosa, e para os vinhos, e o espaço descontraído e informal pretende levar-nos numa experiência imersiva da marca, num ambiente que reflecte a sua história, acompanhada por uma gastronomia simples mas de enorme qualidade.


La Tagliatella Cascais
O novo restaurante La Tagliatella em Cascais é a porta de entrada para o coração italiano, onde se juntam os melhores ingredientes e típicos sabores de todos os cantos de Itália.
O novo espaço abriu as suas portas recentemente e com base na sua filosofia de partilha promete uma carta com autênticos sabores italianos em doses generosas.


Le Chat
É no Jardim 9 de abril que encontramos o Le Chat, um Restaurante e Bar Lounge, foi pioneiro no conceito de rooftop e bar-terraço, perfeito para um almoço descontraído ou beber um cocktail ao final da tarde. Serve tanto refeições leves e petiscos como tártaro de atum, picapau de lombo de novilho ou bolinho de sapateria e camarão; e pratos mais compostos como o caril de gambas ou bife do lombo e tem um vista privilegiada do Tejo.
Review em breve!


Brunch Koa Caparica
Um espaço acolhedor e descontraído, a decoração é alegre e vibrante, na ementa existam várias opções diferentes desde petiscos, bagles, ovos e panquecas, bowls e saladas, e alternativas vegetarianas/vegan.
Perfeito para um brunch de fim de semana depois de um passeio na praia, e é pet friendly.
Review em breve!


Miss Can
Foi no verão de 2013 que uma sereia portuguesa deu à costa... a Miss Can abriu junto ao Castelo de São Jorge, no Largo do Contador Mor e é um espaço cheio de história e tradição onde podemos saborear as melhores conversas portuguesas.
Review


Sem comentários:

Enviar um comentário