18 outubro, 2022

Zambeze

Localizado no centro histórico de Lisboa, entre o Largo do Caldas e o Castelo de S. Jorge, o ZamBeZe Restaurante oferece uma vista soberba sobre a Baixa lisboeta e o Tejo, e aqui recupera a melhor tradição gastronómica beirã, recriada na sua apresentação e com a fusão surpreendente de sabores africanos.
A decoração ostenta diversos elementos emblemáticos da cultura portuguesa, entre os quais peças de faiança Bordallo Pinheiro, no interior, e, no exterior, dois painéis de azulejos da autoria do artista plástico Paulo Ossião, sendo as refeições servidas em loiça Vista Alegre. E no exterior, uma esplanada perfeita para os finais de tarde, com um ambiente cosmopolita e descontraído.


Começamos pelo Couvert do Chef que é composto por uma selecção de entradas como azeitonas marinadas, azeite com vinagre balsâmico, manteiga, queijo amanteigado, folhado, chamuça, cogumelos recheados acompanhadas por pão e tostas.
As entradas são variadas e vão desde Choquinhos à Bulhão Pato ou Salada de polvoCamarão al ajillo, Carpaccio de polvo com trilogia de pimentos e Salada de rúcula com salmão fumado.


No Zambeze, uma das estrelas da ementa é o delicioso Caril de caranguejo, mas existe uma grande variedade de pratos que vão do Camarão à Laurentina, ao Frango à zambeziana, passando pelo Chacuti de pato, Bacalhau em crosta de broa com puré de castanha e Plumas de porco preto com risotto de cebolas.
Escolhemos o Camarão à Laurentina e o Chacuti de Pato; o camarão é salteado na frigideira com azeite, alho e cerveja Laurentina, é levemente picante, fresco e equilibrado, o tipo de prato que que queremos repetir; e o chacuti de pato é rico em especiarias, coco e amêndoa, é picante e reconfortante.

Para finalizar esta viagem gastronómica, temos o Bolo de Bolacha com Crocante de Caramelo.
Um delicioso bolo de bolacha com sabor a café e caramelo, muito cremoso e aromático, e contraste de texturas torna o sabor mais marcante.



1 comentário:

  1. Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar