23 janeiro, 2024

Eliseu dos Leitões

O Eliseu dos Leitões, localizado em Carnide próximo do Colombo, e o seu nome não deixa margem para dúvidas: as especialidades são receitas preparadas com leitão. Desde croquetes de leitão ao tradicional Leitão à Bairrada, mas também Chanfana na Caçoila de Barro Preto. Cabidela de Galo do Campo ou o Cabrito Estonado, uma carta de vinhos nacionais com destaque para a Bairrada e sem esquecer as sobremesas tradicionais.
Para além de ser uma referência do bom leitão que podemos encontrar em Lisboa, a destacar a qualidade do serviço que prima pelo cuidado e simpatia que nos faz sentir em casa.



Começamos com os Croquetes de Leitão, acabados de preparar chegam à mesa ainda quentes: o croquetes estaladiços por fora e por dentro a carne de leitão desfiada e suculenta.



Claro que a "estrela" da ementa é o leitão, com especial destaque para o Leitão à Bairrada servido com molho de leitão, batata e laranja. Servido numa dose generosa, está cozinhado na perfeição, a carne tenra e suculenta e com a pele estaladiça, o tempero apurado sem excesso de sal.
Mas nem só de Leitão vive o Eliseu, e podemos encontrar na carta especialidades como a Chanfana na Caçoila de Barro Preto. Cabidela de Galo do Campo ou o Cabrito Estonado, disponíveis sob reserva.
Para além do leitão, também chegou à nossa mesa a Chanfana na Caçoila de Barro Preto, acompanhada por grelos e batata cozida, é um prato reconfortante de sabor apurado, carne tão macia que facilmente se separa do osso, e é perfeito para esta época do ano.

E terminamos a partilhar as deliciosas sobremesas Morgadinho do Eliseu, Leite Creme, Farófias e Pão de Ló cremoso, todas muito tradicionais, preparadas na perfeição e absolutamente deliciosas! Caso tenham a difícil tarefa de escolher apenas uma sobremesa, recomendo o Pão de Ló cremoso.



Sem comentários:

Enviar um comentário