O Natal é a altura mais mágica do ano e, para muitas famílias uma época de reunião e partilha em que a tradição da época passa por visitar um dos famosos mercados de Natal espalhados um pouco por toda a Europa. Os motivos para visitar qualquer um destes mercados são muitos, a começar pelas compras, mas também pela música festiva, pelas iluminações nas ruas, concertos de Natal, pelos enfeites e decorações artesanais, e pelo cheiro a bolachas de gengibre, vinho quente e chocolate quente.
Aqui estão 10 dos melhores mercados de Natal da Europa que valem mesmo a pena a viagem!
Colmar
A região da Alsácia, de raízes germânicas, tem uma grande tradição de mercados natalícios. O Natal acrescenta uma cenografia perfeita à sua bela imagem de conto de fadas, sulcada por canais ladeados por casas com vigas de madeira. O centro histórico é todo iluminado e decorado, com a ajuda dos cidadãos, e organizam-se diversas actividades culturais e festivas que transformam a cidade num teatro ao ar livre. Colmar, um dos destinos natalícios imprescindíveis de França, organiza um total de cinco mercados natalícios em diferentes pontos da cidade.
De 25 de Novembro a 29 de Dezembro
Sevilha
Embora não fique coberta de neve, isso não significa a ausência de espírito natalício... As luzes de Natal em Sevilha são verdadeiramente maravilhosas e dá à cidade a verdadeira sensação de época festiva. A maioria das luzes de Natal em Sevilha estão localizadas ao longo de mais de 80 ruas localizadas no centro da cidade. E durante esse tempo, muitos concertos são realizados com canções tradicionais e sazonais sendo realizados por vários grupos e coros.
De 27 Novembro a 4 de Janeiro
O Natal é uma época mágica em Paris e a cidade torna-se ainda mais mágica! As ruas iluminam-se com grinaldas, as montras dos grandes armazéns iluminam-se e, sobretudo, as dezenas de mercados de Natal ganham vida, para alegria dos parisienses e dos visitantes. Os mercados mais populares, como os das Tuileries e La Défense, costumam ser muito concorridos aos fins-de-semana, por isso opte por uma visita durante a semana ou de manhã cedo para evitar as multidões.
De 15 Novembro a 4 de Janeiro
Bruges
Conhecida por a “Veneza do Norte”, é uma das cidades que merece uma visita em qualquer altura do ano. Mas, no Natal, transforma-se num conto de fadas! A sua arquitetura vai deliciar toda a família e, nos mercados natalícios, abundam as charretes antigas puxadas a cavalos, as barraquinhas de madeira na praça principal (Grot Markt) e ninguém ficará indiferente ao encanto do Lago do Amor e da Torre Belfor. As ruas iluminam-se e a melodia das músicas festivas invade a atmosfera.
De 22 de Novembro a 5 de Janeiro
Viena
É na Rathausplatz, a Praça do Município, que Viena organiza o seu principal mercado de Natal, o Christkindlmarkt, com cerca de 150 bancas onde pode comprar presentes natalícios e enfeites para a árvore, doces ou bebidas quentes. As árvores do Rathauspark, o parque em frente à Câmara Municipal, são decoradas, formando um mar de luzes coloridas. No piso inferior do edifício, as crianças podem entreter-se fazer velas e bolachas de Natal, e cá em cima, há concertos de Natal gratuitos cantados por coros internacionais.
De 15 de Novembro a 26 de Dezembro
Cracóvia
A Praça do Mercado (Rynek Glowny), uma das mais belas da Europa, e é habitual estar coberta de neve nesta altura do ano, acrescentando ainda mais encanto ao seu mercado natalício. Este enorme espaço enche-se de barraquinhas de madeira com produtos tradicionais, brinquedos e bancas de comida onde é possível degustar o clássico vinho quente com especiarias.
De 28 de Novembro a 1 de Janeiro
Praga
A Praça da Cidade Velha de Praga regressa ao passado, com a fachada da catedral iluminada, semioculta atrás das casas que se encontram em primeiro plano e onde se ergue o edifício da Câmara Municipal, do século XIV, célebre pelo seu relógio astronómico. Aos pés da Igreja de Nossa Senhora de Tyn, é possível adquirir artigos de vidro, jóias feitas à mão, brinquedos de madeira e marionetas, tudo isto acompanhado pelo agradável aroma a doces, vinho quente com especiarias e grog: uma bebida elaborada com água quente açucarada misturada com um licor e um aromatizante, como limão.
De 29 de Novembro a 6 de Janeiro
Basileia
O cenário perfeito para dois dos melhores mercados de Natal da Europa, Munsterplatz e Barfusserplatz. Junto à catedral, o mercado de Munsterplatz é coroado pela pirâmide de Natal, uma espécie de presépio com vários andares que encanta os visitantes com as suas figuras mecanizadas.
Estando na Suíça, já era de esperar que o queijo dominasse os petiscos destas feiras: seja como recheio de uma baguete, em formato de tarte, quiche ou como raclette derretido e acompanhado por batatas e pickles.
De 27 de Novembro a 23 de Dezembro
Colónia
Existem vários mercados de Natal espalhados um pouco por toda a cidade alemã de Colónia, o maior e mais reconhecido é organizado em redor da Catedral: a quinta igreja mais alta do mundo, e é também o maior símbolo da cidade, tendo resistido à destruição causada pelos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial.
Quanto às bancas e lojas, poderás encontrar todo o aparato habitual dos mercados de natal alemães, com decorações, artesanato e comida! Desde os famosos pretzels, as panquecas de batata (reibekuchen) ou os notáveis cachorros-quentes alemães (bratwurst), sem esquecer de acompanhar com vinho quente.
De 14 de Novembro a 23 de Dezembro
Edimburgo
O centro histórico de Edimburgo é o seu cartão postal.
O principal mercado de Natal de Edimburgo ocupa os jardins de Princes Street, entre a cidade velha e a cidade nova e à sombra do castelo, o símbolo da cidade. Aqui é possível encontrar uma grande variedade de souvenirs que refletem a cultura escocesa, incluindo os aconchegantes cachecóis de padrão tartã feitos de lã de caxemira. Nos dias mais frios, pode experimentar o whiskey escocês ou, para algo mais doce, chocolate quente com um pouco de Bailey’s.
De 15 de Novembro a 4 de Janeiro














Sem comentários:
Enviar um comentário