Quando era miúda detestava tomate! Sempre gostei de cenoura e alface, bem como outros legumes, mas por algum motivo não gostava mesmo nada de tomate.
Claro que foi uma "mania" que passou e hoje em dia adoro tomate, aliás acho que este Verão o tomate esteve particularmente saboroso, não tenho memória de uma época em que comprasse e comesse tanto tomate. E como gosto bastante de usar tomate seco nas minhas receitas, aproveitei algumas tomates que tinham sobrado para fazer tomate seco.
Existem 3 formas de fazer tomate seco: desidratador, forno e sol.
Ao sol é o processo mais natural, mas também o mais demorado já que leva vários dias a secar (pelo menos 3 dependendo do tipo de tomate e da temperatura); no forno e no desidratador demora várias horas, o tempo é sempre variável consoante a temperatura e a qualidade do tomate (quanto mais sumarento e maduro mais vai demorar).
Qualquer que seja o método que escolham, podem sempre adicionar ao tomate o vosso tempero preferidos: alho, ervas aromáticas, sal, pimenta, etc e depois armazenas em frascos ou sacos na vossa despensa ou no frio. Tenham atenção que caso usem alho ou ervas aromáticas frescas estão a reduzir a validade e nesse caso o melhor é mesmo manterem no frio.
Para receitas com tomate seco, cliquem aqui.
Ingredientes:
Tomate
1 c. chá oregãos
1 c. chá manjericão
1 c. chá sal
Azeite q.b. (opcional)
Preparação:
- Dependendo do tamanho, corte os tomate em metades ou em quartos, depois retire a polpa e as sementes.
- Numa taça, coloque o tomate arranjado, as ervas aromáticas e o sal, envolva.
- Distribua os pedaços de tomate pelas prateleiras do desidratador, com a parte cortada virada para cima e programe a temperatura de 75º e deixe desidratar durante 8 a 12 horas, virando os tomates durante esse tempo.
- Coloque o tomate seco em frascos ou sacos de plástico, na despensa ou no congelador.
- Pode adicionar azeite ou óleo ao frasco e juntar o tomate seco.




