11 dezembro, 2018

Za'atar

Chama-se Za'atar o novo restaurante de cozinha libanesa, situado na Rua de São Paulo no Cais do Sodré. Numa parceria entre o chef José Avillez e o chef Joe Barza nasceu este restaurante que nos leva numa viagem única exótica, cheia de aromas e sabores do Líbano, com um toque de modernidade, em que se recebe os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor.
E embora a minha paixão por especiarias me possa fazer parecer suspeita, tenho de concordar com aquilo que foi escrito numa das paredes do restaurante “A vida é sempre melhor com uma pitada de za’atar”.



Receber os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor, é uma tradição libanesa, por isso a carta repleta de especiarias e ervas aromáticas foi feita a pensar na partilha. 
A carta divide-se em Salata, Mezza frios, Mezza quentes,Tabkha (pequenos pratos), Mashewe (grelhados) e Hara (sobremesas).




E porque adoramos experimentar e partilhar, escolhemos várias opções da ementa como o Pão libanês assado com za'atar e queijo, Empada libanesa de carne, Falaffel, Batata Harra, Taook e Shawarma de Porco. Todos os pratos são delicioso e as especiarias estão sempre presentes, mas de uma forma subtil e que não ofusca os restantes ingredientes, destaque para a Batata Harra crocante e temperada na perfeição; Taook uma espetada de frango e creme de alho cozinhada na perfeição; e o Shawarma de porco em que a carne é marinada em especiarias.


Para terminar, existem também sobremesas com sabor libanês e nós escolhemos Osmalieh e Mouhalabieh W Tefah. A primeira é uma sobremesa com gelado de queijo com kadaif e calda de laranja e cravinho, uma sobremesa elegante e aromática; o Mouhalabieh é uma espuma e gelado de baunilha aromatizados com flor de laranjeira, uma sobremesa leve com uma interessante conjugação de texturas.


Za'atar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário