02 março, 2021

Como apoiar o comércio local e as pequenas empresas

As pequenas empresas as pequenas e médias empresas representam a maioria do tecido empresarial em Portugal. Devido às medidas adoptadas são diversos os negócios que mantêm as suas actividades suspensas por tempo indeterminado, e os pequenos negócios são os mais afectados visto terem margens de lucro mais baixas e um baixo orçamento como fundo de maneio para manterem o seu negócio no futuro.
Têm sido diversas as medidas de apoio às empresas, mas enquanto consumidores podemos apoiar o comércio local e as pequenas empresas no nosso dia a dia. E no post de hoje partilho de forma todos podemos ajudar.




  • Dê preferência ao comércio local
A forma mais fácil e imediata de ajudar!  Os pequenos negócios são muitas vezes esquecidos, pois têm margens de lucro mais baixas e pouco orçamento para acções de publicidade e de divulgação, por isso opte por comprar os produtos que precisa nos pequenos negócios no seu bairro como farmácias, padarias, talhos, mercearias, etc.
Alguns sites de juntas de freguesia e câmaras municipais disponibilizam listagens dos pequenos negócios na sua área de residência.

  • Faça compras online
Partindo do princípio que devemos permanecer em casa tanto quanto possível de forma a evitar o contacto social, então o mais aconselhável será fazer as compras online. E desta forma, pode ajudar um pequeno negócio que tem um site ou uma página de facebook.

  • Escolha "compras ao domicílio" 
Sempre que possível privilegie as entregas ao domicílio.
A restauração é das atividade mais atingidas, e diversos restaurantes estão temporariamente com as suas portas fechadas, mas continuam a fazer comida e a enviar por meio de entregas ao domicílio, seja através de entregas próprias ou plataformas.

  • Partilhe as empresas 
Utilize as redes sociais para partilhar a página ou site dos comércios locais e pequenas empresas. 
Divulgar empresas com que teve uma boa experiência é importante para possam alcançar mais consumidores, seja através das redes sociais ou outras plataformas. Além disso, se tem amigos ou familiares com pequenos negócios não se esqueça de os apoiar!

  • Compre/ofereça vouchers
Um voucher pode ser uma óptima prenda, mas nesta altura em que vários negócios se encontram encerrados é também uma forma de divulgar pequenos negócios e que será usado quando reabrirem.

  • Deixe avaliações e partilhe a sua experiência
Muitas vezes as pessoas só deixam uma avaliação quando é negativa... nesta fase tão delicada é importante deixar um comentários positivo no google ou na página da empresa para que outras pessoas percebam que podem comprar com confiança.


Sem comentários:

Enviar um comentário