21 outubro, 2014

Waffles com coco sem glúten

Para mim, toda a questão de viver sem, ou pelo menos reduzindo drasticamente os hidratos de carbono, assim como uma alimentação sem glúten é um território novo e desconhecido para mim.
Felizmente, pelo menos tanto quanto sei, não sou intolerante ao glúten ou a qualquer outro tipo de alimento, mas a verdade é que adoro experimentar novos ingredientes, novas receitas e sair da minha zona de conforto. Ao mesmo tempo, estou a ler este livro que fala nos efeitos nocivos que o trigo, o glúten e outros causam ao nosso cérebro, infelizmente faz todo o sentido e é algo um pouco assustador! Mas pronto, isso é assunto para outro post...
A receita de hoje é duplamente doce: as waffles são deliciosas e como se isso não bastasse também são saudáveis, livres de glúten. Já fiz outras receitas de waffles, aliás esta receita é uma adaptação disso mesmo, mas sem dúvida que estas são as minhas preferidas! Mas não acreditem em mim, experimentem em casa... Não têm máquina de waffles?! Não faz mal, usem uma frigideira anti-aderente e façam panquecas =)





Ingredientes:
3 ovos
250g leite magro
250g farinha para bolos Nutrifree
1 c. chá fermento
100g manteiga sem sal
1 pitada de sal
100g açúcar
2 c. sopa coco ralado

Para decorar:
Morangos q.b
Mel q.b.



Preparação:
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes excepto o coco ralado e programe 1min, Vel 6.
- Adicione o coco ralado e programe 20seg, Vel 3.
- Ligue a máquina de waffles e quando esta estiver pronta, unte com óleo ou manteiga ou pulverize com spray.
- Vá colocando a massa na máquina, deixe cozinhar, reserve as waffles à medida que vão ficando prontas e repita o processo até acabar a massa.
- Por cima da waffles deite um pouco de mel e sirva com os morangos.



Notas:
Pode substituir o leite magro, por leite de soja, de amêndoa, de arroz, etc.
Pode usar açúcar branco refinado ou açúcar mascavado.
Se preferir, decore com açúcar em pó.

22 comentários:

  1. Podes enviar uns quantos p'ra mim pf? ;)

    _________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Acho mesmo assustadora a nossa dependência do trigo, e embora ainda não tenha lido nadaem concreto, confesso que stou com vontade de ler esse livro que estás a ler.
    Acho que o melhor é começar por inventar, dar largas à imaginação e criar combinações diferentes, saborosas e que nos satisfaçam. Gostei muito destas waffles, mas vou ter de experimentá-las em formato panqueca (a maquineta das waffles já se foi à muito).

    ResponderEliminar
  3. Têm um excelente aspecto, se são mais saudáveis e se são guilty free melhor!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Para além de deliciosos, pois adoro waffles, a apresentação está maravilhosa. Ficaram mesmo lindos Marisa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu sou apologista que o importante é ter-mos uma alimentação variada dando prioridade a alimentos saudáveis e cometendo alguns erros pontuais. Todas as teorias devem ter algum fundo de verdade mas, na minha opinião, não são para serem seguidas à risca, servem apenas como linhas orientadores. Os teus waffles parecem-me perfeitos e a apresentação está super.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se tratam de teorias nem de linhas orientadoras, já existem estudos há mais de 20 anos em como o trigo, gluten e outros não só contribuem para o aparecimento de diversas doenças (diabetes, cardíacas, etc) como demência; basta pensar que o trigo que consumimos agora não é igual ao trigo de há 50 anos já que o actual é, em muitos casos, geneticamente modificado.

      Eliminar
  6. Oh meu Deus...sempre que venho aqui as este cantinho, fico cá com um apetite...

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não sei se consigo passar os meus dias sem comer pão :)
    Ando curiosa com esse livro.
    Ficaram lindos, esse formato é deslumbrante, assim como o pratinho, gosto desta sugestão perfeitos para o lanche.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Marisa,
    precioso ter uma máquina de waffles já, estou aqui babando na sua receita, as
    fotos estão lindas e irresistíveis!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que lindos!!! Ficaram fantásticos!
    E com moranguinhos, nham, nham :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. que delicia amiga e que perfeito amei demais bjokas doces

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindos e super tentadores.
    Adorei..adorei
    bj

    ResponderEliminar
  12. Que lindas waffles.
    Felizmente também não sou intolerante ao glúten mas, por vezes, também gosto de comer bolachas, pão ou outros alimentos sem a presença do glúten.
    Não li o livro e muito sinceramente não quero ler. Acho assustador o facto de já ter lido mil e umas coisas que fazem mal a isto ou aquilo e quando damos conta não podemos comer nada...
    Não estou a criticar quem o faz, atenção. Mas eu prefiro não pensar demasiado nessas coisas. No entanto, tento ter algum cuidado e por isso e por já ter dito que também gosto de me privar do glúten de vez em quando, vou levar esta receita comigo pois tem belíssimo aspecto e sei que vou adorar porque tem um dos meus ingredientes preferidos: o côco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. - Que belos que ficaram, deliciosos com certeza!

    ResponderEliminar
  14. Eu não gosto de fundamentalismos. O importante é que cada um se sinta bem com o que come, o que para mim é bom poderá não ser para os outros, graças a Deus somos todos diferentes senão o Mundo tombava para um só lado!
    Gostei das tuas waffles, estão bem apetitosas :)

    ResponderEliminar
  15. Quanto ao que faz mal ou faz bem, o melhor é não entrarmos em pânico. Há tantos alimentos que antigamente eram considerados como sendo prejudiciais para a saúde e hoje a opinião já é outra. Penso que devemos ter um pouco de bom senso, fazer um alimentação equilibrada, não abusar das gorduras e açúcares e ir comendo um pouco de tudo.
    Quanto às waffles, pode vir já uma para começar! ;)
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  16. Adorei o formato esses waffles :) Perfeitos!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  17. Oi Marisa!!!
    Eu sou apaixonada por waffles, mas nunca experimentei uma receita sem glútem, adorei a sugestão!!! Beijos e uma linda semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  18. Já li tanta coisa a dizer mal do glúten... Mas não gosto de ler livros deste género. Porque uma pessoa a lê-los (e normalmente quem os lê é influênciável) fica com a ideia de que o glúten é o causador de todos os males, depois estudos sobre isso são indicados mas só, claro, aqueles que suportam essa teoria, e é escrito um livro inteiro com essas bases. Mas acontece muito: é o veganismo que faz maravilhas; depois a carne é que é boa; e até que devíamos todos correr descalços... É como ver um documentário: as pessoas fazem uso dos melhores argumentos e e capacidade de persuasão e, no momento, parece que faz tudo muito sentido, mas depois aparece um documentário a defender o oposto e faz sentido também. Gosto de ver as coisas por mim, ler vários artigos, estudos ou simplesmente comentários informados. Acho que nunca iria deixar de comer glúten por inteiro, mas reduzir nunca faz mal; especialmente se podes ter um pequeno-almoço delicioso como este ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente, estou a ler o livro lentamente exactamente para ir comparando com outros estudos, mas sendo escrito por um neurologista (que também é nutricionista) acho que tem outras implicações.
      Eu me vejo capaz de corar por completo com o gluten, mas se puder continuar a reduzir (como tenho feito gradualmente) e encontrar alternativas igualmente saborosas é positivo! E estas waffles nem parece que firam feitas com uma farinha diferente do normal ;)

      Eliminar