10 outubro, 2016

Visita ao Centro de Ciência do Café

Foi logo no início deste mês que em visita a Campo Maior, tive oportunidade de conhecer o Centro de Ciência do Café e a Adega Mayor, conhecer de perto todo o processo de produção e viver uma experiência única!
Este projecto nasceu do desejo, por parte do Comendador Rui Nabeiro, um homem que continua a dedicar a sua vida ao café, de criar um espaço com características únicas em Portugal que transmita o conhecimento existente sobre temáticas relacionadas com o café.
Trata-se de um centro moderno que alia conhecimento, divulgação técnico-científica, informação, actividades interactivas e que pretende divulgar a cultura do café e promover espaços dinâmicos do conhecimento e lazer e onde se estimule a curiosidade e o desejo de aprender.



No dia da visita comemorava-se o Dia Mundial do Café e por isso diversas funcionárias vestiam trajes típicos de países produtores de café.
O Centro de Ciência está aberto ao público, para mais informações sobre horários e preço de bilhetes consultar o site.



Para além da visita, também é possível ver a demonstração dos baristas presentes e degustar várias bebidas.
Foi muito interessante e divertido perceber como se preparam o capuccino ou o café bombom, e ver os baristas a desenhar varias formas nas bebidas.


Segue-se a passagem pela estufa estufa, que recria as condições climatéricas e humidade, para além das inúmeras espécies que são prejudiciais e benéficas à produção de café.

Existe toda uma área dedicada à história do café pelo Mundo, como começou a ser cultivado e como era transportado, e depois segue-se história do café em Portugal, desde a cultura do café, de como era apreciado por figuras emblemáticas como Fernando Pessoa, passando pelo contrabando de café.

Uma das peças que irão encontrar no Centro de Ciência do café é a aquela que foi a primeira carrinha distribuidora de café em Portugal.












Na sexta-feira, o post será dedicado aos segredos da produção de vinho da Adega Mayor.

1 comentário:

  1. Gostei muito do post, o café é uma coisa cheia de história e ciência :)

    ResponderEliminar