03 novembro, 2016

Panados de frango no forno

Não parece, mas já estamos no Outono, e eu já estou naquela altura do ano em que não resisto ligar o forno! Seja carne ou peixe, uma entrada ou um bolo, adoro aquele toque que só se consegue cozinhando no forno e o calor que emana pela cozinha.
Não faço panados com frequência, mas quando faço prefiro sempre fazê-los no forno... não só porque é mais saudável, o resultado é igualmente delicioso e não existe todo aquele inconveniente de ter fritar, os cheiros e por aí fora. O único inconveniente  é mesmo a quantidade de loiça que se suja, uma taça aqui e outro ali, quando damos conta a cozinha fica um caos (principalmente quem tem cozinhas pequenas, como eu!)... mas recentemente aprendi um truque muito útil: arranjar um saco hermético, colocar a farinha, juntar a carne, fechar o saco e agitar até que a carne fique coberta com a farinha. Simples, não é?!




Ingredientes:
450g lombinhos de frango ou peito de frango cortado em tiras
½ c. chá alho em pó
1 c. chá paprika
Farinha
Pão ralado com ervas
2 a 3 ovos batidos
Sal q.b
Pimenta q.b.



Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Tempere a carne com sal, pimenta, alho em pó e paprika.
- Num saco de plástico, com fecho hermético, coloque a farinha e junte a carne. Feche o saco e agite até que o frango esteja coberto pela farinha.
- Depois, passe cada pedaço de frango no ovo batido e por fim no pão ralado.
- Num tabuleiro de forno, coloque uma folha de papel vegetal e por cima distribua os pedaços de frango.
- Levo ao forno, durante cerca de 30 minutos, virando os pedaços de frango a meio do tempo para que fique dourado de ambos os lados.


6 comentários:

  1. Tenho de experimentar assim, não faço tantas vezes quanto isso exactamente porque não gosto de fritar... vou tentar!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho que experimentar no forno,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Eu odeio fritar comida, fica menos saudável, deixa tudo sujo e com cheiro e dá mais trabalho! Escusado será dizer que adorei esta receita :)

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    esta receita parece deliciosa. Queria perguntar se podemos fazer a preparação prévia ( deixar os pedaços de frango já envoltos em farinha e o pao ralado no frigorífico) para na altura ser só colocar no fornao, ou se ficará muito seco.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Nunca testei dessa forma, mas quase de certeza que pode já ter preparado (por exemplo de véspera) e depois levar ao forno, não me parece que vá ficar seco.

      Eliminar