Explorar Aveiro é descobrir uma cidade de encantar, e para além do charme que os canais da Ria de Aveiro lhe atribuem, a cidade tem uma identidade arquitetónica muito própria, concedida pelos belos edifícios Arte Nova, pelo colorido dos azulejos das fachadas das casas com padrões únicos.
Podemos começar por uma das atividades mais procuradas de Aveiro: o tradicional passeio de moliceiro pelos canais, e não nos podemos esquecer dos deliciosos Ovos Moles.
Durante a nossa estadia decidimos provar os típicos ovos moles em quatro locais diferentes: Confeitaria Peixinho, Maria da Apresentação, Madre Odisseia e Oficina do Doce, dos quais escolhemos dois como os nossos preferidos. Além do seu sabor intenso e doce, bem como da sua tonalidade entre o amarelo e o laranja, o que torna estes doces verdadeiramente únicos é a sua textura e a forma em que são servidos, envolvidos em hóstia com forma de conchas, buzios e peixes, homenageiam a tradição marítima de Aveiro.
Os Ovos Moles de Aveiro foram o primeiro produto de pastelaria em Portugal a receber a denominação IGP – Indicação Geográfica Protegida, tendo sido incluídos pela União Europeia na lista de produtos a serem distinguidos por tal título. Esta certificação, de resto, atesta a qualidade desta sobremesa, por ser confecionada de acordo com a receita original, com métodos tradicionais, que salvaguardam o conhecimento perpetuado por várias gerações.
Fundada em 1856, a Confeitaria Peixinho é o epicentro da tradição e originalidade da doçaria regional aveirense, num espaço onde a herança conventual se cruza com a elegância da Arte Nova – estilo que marca a cidade e inspira a identidade visual da marca. No interior da loja, encontram os antigos moldes usados, assim como as primeiras licenças da loja e até a primeira caixa registadora.
Na Confeitaria Peixinho, a tradição mantém-se intacta: seguimos a receita original dos Ovos Moles de Aveiro, preservando a sua textura cremosa. Mas aqui também é possível provar muito outros doces: as Raivas de Aveiro, seguem uma receita antiga de D. Antónia; bombons, moliceiros, castanhas, barquinhos, glorinhas, ninhos, suspiros e outras tentações – todos feitos com Ovos Moles! E não pode faltar o Pão-de-ló e uma seleção de bolos tradicionais, com cobertura de chocolate, coco, amêndoa ou Ovos Moles queimados.Das muitas empresas que se dedicam à confecção dos Ovos moles de Aveiro, a casa Maria da Apresentação da Cruz, Herdeiros, a funcionar desde 1882 é um dos locais com mais tradição e onde se confeccionam, há mais de cem anos.
A actual proprietária, D.ª Silvina da Silva Raimundo ou D.ª Silvininha como é carinhosamente tratada prometeu à sogra, que haveria de continuar com o fabrico, seguindo religiosamente a receita original.
A placa erguida sobre a parede em azulejo, à porta do nº37 da Rua D. Jorge Lencastre, desvenda-lhes a origem enquanto a D.ª Silvina – 90 anos, dá continuidade ao negócio de família. Mas nem só de Ovos Moles é conhecida esta casa, já que produz as mais saborosas bolachas e biscoitos tradicionais da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário