29 julho, 2025

MS Collection Aveiro – Palacete Valdemouro

Situado no coração de Aveiro, o MS Collection Aveiro Palacete de Valdemouro é um deslumbrante hotel de 5 estrelas que presta homenagem a um dos escritores portugueses mais prestigiados de sempre: Eça de Queiroz. O edifício do século XVIII foi, em tempos, residência do Visconde de Valdemouro e, mais tarde, da família do diplomata e escritor Eça de Queiroz, agora totalmente restaurado e reabilitado preservando a sua essência arquitectónica, com um conceito e decoração inspirados na vida e obra do escritor, conferindo ao espaço uma atmosfera literária e distinta.
É o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro, com um conceito único que combina história e elegância, ao mesmo tempo que proporciona um ambiente de charme, com um serviço de excelência, personalizado e sempre atento ao pormenor, o que torna cada estadia excepcional e inesquecível.





Estão disponíveis 39 quartos, com a particularidade que os quartos são divididos por três grandes categorias: Temáticos, Clássicos e Signature.
Todos os quartos dispõem das mais modernas comodidades como de casa de banho completamente equipada, ar condicionado, TV com écran LCD, telefone, ligação à internet, cofre de segurança, máquina de café e jarro eléctrico, assim como mini-bar.
Cada quarto Temático tem a particularidade de ser único, inspirado numa das personagens das obras de Eça de Queiroz, assim os hóspedes podem ter a experiência de ficar alojados no quarto “Carlos da Maia”, “Primo Basílio”, “Padre Amaro”, “Luísa de Brito”, ou “Afonso da Maia”, entre outros.
A decoração dos quartos Clássicos integra elementos que fazem lembrar o método de escrita antigo, como é o caso das penas. E por sua vez, os quartos Signature apresentam uma decoração inspirada no estilo Art Déco, representativo da cidade de Aveiro.
O nosso quarto Temático Palacete era bastante espaçoso e acolhedor, com muita luz natural, um ambiente elegante com tons suaves que transmitem tranquilidade e uma imensa atenção ao detalhe, como o mobiliário escolhido, e para nos receber vinho licoroso para acompanhar os tradicionais ovos moles e castanhas de ovos.


O hotel conta com uma agradável piscina exterior, é o espaço ideal para relaxar neste dias quentes de Verão.
E na zona junto à piscina, uma instalação do artista Alexandre Farto (mais conhecido como Vhils). A convite do hotel esta obra é dedicada a Eça de Queiroz: “Scratching the Surface – Eça” consiste num mural, que pretende explorar a vida, obra e impacto de Eça de Queiroz na cidade de Aveiro, “aliando arte e história através de uma abordagem contemporânea”, uma peça que une passado e presente.



Já no interior, os hóspedes podem encontrar o Moments Spa, uma área de bem-estar com piscina interior de água aquecida, salas de tratamento (disponibiliza massagens e tratamentos faciais e corporais), jacuzzi, sauna, banho turco e duche sensorial. Um dos pormenores mais interessantes deste spa, é que se olharem para cima, vão ver estrutura de vidro que faz parte da piscina exterior, e que permite que a luz solar esteja presente no interior do spa, é sem dúvida um espaço pensado para o relaxamento. E para os mais activos que desejem manter a atividade física, o hotel dispõe de um ginásio de acesso livre.

O pequeno-almoço deste hotel é um dos melhores que já tive oportunidade de provar. 
Servido no restaurante Prosa em horário alargado até às 11h30, é igualmente perfeito para os que gostam de começar o seu dia cedo ou para quem escolhe ter um dia mais descontraído. Servido como buffet é bastante variado e completo: sumos naturais e fruta fresca, mel e compotas, iogurte e frutos secos, granola, queijos e charcutaria, vários tipos de pão alguns  dos quais preparados com massa mãe, bolos e pastelaria tradicionais da região. Além disso, disponibiliza uma ementa de pratos quentes preparados no momento como ovos mexidos, omelete ou Benedict com diferentes acompanhamentos como cogumelos, tomate ou bacon, assim como waffles e panquecas doces e salgadas; papas de aveia, entre outros.




A renovação preservou a essência arquitectónica do edifício original, assumindo-se como uma genuína galeria de arte, tendo sido mantidas a fachada brasonada e a estrutura original composta por dois pisos, pelo hall e pela escadaria de madeira, realçando-se ainda os tetos decorados em estuque com motivos florais.
Com uma sala de leitura dedicada à sua obra, onde se encontram algumas das suas publicações, um busto da sua figura – criado pelo cartoonista António Antunes – e parte do espólio cedido pela Fundação Eça de Queiroz.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário