08 julho, 2025

10 restaurantes para conhecer este Verão

É Verão, os dias são mais longos, cheios de sol e calor e nada melhor que aproveitar do que almoços descontraídos na esplanada, um brunch com vista para a cidade, beber um copo junto ao rio com os amigos e boa música ou jantar enquanto aprecia o pôr-do-sol.  
E quer esteja de férias ou simplesmente queira aproveitar melhor o fim-de-semana são as "desculpas" para conhecer novos sítios e restaurantes, aqui ficam 10 restaurantes para conhecer este Verão!


The Mix
Mesmo em cima do mar, o Farol Hotel combina sofisticação e tranquilidade, oferece uma vista deslumbrante do oceano e o cenário perfeito para desfrutar de uma experiência gastronómica de excelência: conta com dois fantásticos restaurantes, o “The Mix”, que apresenta pratos criativos de inspiração mediterrânica, e o “Sushi Moment”, com o melhor da cozinha japonesa.

Alta Restaurante
Situado na Praia da Areia Branca, é um projecto das irmãs canadianas-portuguesas Jenny e Julie Marteleira inaugurado em 2023. O edifício construído há 50 anos foi recuperado de forma a manter a sua história e modernizado, onde se destacam as cores suaves e o ambiente acolhedor, com uma vista soberba da Praia da Areia Branca e do mar.
A ementa é uma fusão gastronómica entre os sabores portugueses com um twist internacional, onde os produtos da zona Oeste como o peixe fresco e o marisco vindos directamente de produtores locais são a verdadeira "estrela" da ementa.
Review


Eliseu dos Leitões
Conhecido pelo seu leitão à Bairrada, o Eliseu dos Leitões abriu no ano passado as portas de um novo espaço no coração de Lisboa. Localizado na Rua Duque de Palmela, e com entrada a partir da Avenida da Liberdade, através do hotel Turim, o novo restaurante transmite um ambiente moderno e acolhedor, onde podemos encontrar a autenticidade do bom leitão, com carne suculenta e pele estaladiça, e uma verdadeira homenagem à tradição da Bairrada desde a toda a ementa, passando pelos vinhos e espumantes, e até o gin da região.


Sea Me Next Door
Trata-se do irmão mais novo do projeto SEA ME – peixaria moderna, que completa este ano 15 anos.
Como sugere o nome “na quase porta ao lado”, este espaço informal tem se assumido como um pequeno laboratório do Chef executivo da marca, Elisio Bernardes e um polo de divulgação da gastronomia de mar, com a realização de diferentes tipos de eventos ao longo do ano. 
Com apenas 40 lugares, este assumido bar de peixe e marisco, tem na sua proposta de valor, a qualidade e a certificação da origem dos seus produtos, a modernidade e a descontração dada pela sua “barra” e não menos importante a música.
Review em breve!


Casa Nolita
Em Lisboa nunca faltaram restaurantes italianos, e nos últimos anos foram vários os novos restaurantes que surgiram na cidade trazendo uma lufada de ar fresco e autenticidade à cidade.
O restaurante Casa Nolita era o espaço que faltava nas Docas, com uma vista privilegiada sobre o rio Tejo, e uma cozinha tipicamente italiana onde o destaque são as pizzas napolitanas em forno de pedra e cortadas à tesoura, um novo espaço para uma refeição leve e descontraída enquanto pode apreciar o melhor que Lisboa tem.


Aqui Há Peixe
Um restaurante despretensioso e acolhedor, alegre e cheio de luz, onde o protagonismo vai para o peixe fresco, sobretudo o peixe grelhado. Sentar-se à mesa do “Aqui à Peixe”, um dos últimos restaurantes tradicionais no Chiado, é como dar um mergulho no mar em pleno coração de Lisboa, e comer o melhor peixe fresco todos os dias desde um belo robalo ou pregado na grelha, ou provar outras especialidades como um Arroz Negro de choco com Maionese de Açafrão ou uma Picanha de Tamboril, as Gambas à Chef Miguel ou as Lulinhas salteadas com alho e coentros. 


Tráfico
As Docas de Lisboa são o novo local de Tráfico: de sabores e culturas, no novo restaurante com vista privilegiada para o Tejo, que oferece uma experiência gastronómica multicultural, onde se destacam os sabores autênticos e fusões criativas que vão da Costa Amalfi à Costa Brava, passando pela Costa Esmeralda, pelas Baleares e até pelo Alentejo e o Algarve.
Começando pelos os ovos rotos de carabineiro, as chamuças de leitão, passando pelo o arroz de enchidos, a tempura de bacalhau a gamba ao alho com malagueta e o tártaro de novilho com trufa e chips de batata, são algumas das opções.
Review em breve!


El Cabron Tacos y Tequila
Assim se chama o restaurante mexicano localizado em Santos que abriu em 2018.
Tem na sua carta diferentes tacos, burritos e muitas outras especialidades daquele país, como totopos, pico de gallo, nachos, quesadilla, entre outros; e claro que não podem faltar as clássicas Margaritas e Tequila, as cervejas mexicanas e outras bebidas.
Conta com um ambiente descontraído e informal, ao mesmo tempo que tem um serviço simpático e acolhedor, que convida a almoçar na esplanada nestes dias ainda quentes.


Tapa Bucho
O Tapa Bucho conta com mais de 10 anos de história: nasceu para o mundo em 2012 e, em 2018, lançou o espaço atual num conceito Gastrobar. À mesa encontramos sabores gastronómicos de uma cozinha descontraída e que promove a partilha de bons momentos, e o ponto forte continuam a ser os petiscos, mas com o conceito de beber um copo, comer qualquer coisa depois e ir ficando, até porque na carta de bebidas temos cocktails e uma vasta selecção de vinhos.
Com dois pisos, uma esplanada e um logradouro, o Tapa Bucho Gastrobar tem uma decoração moderna, onde predominam a madeira e cores vivas contribuindo assim para um ambiente descontraído e agradável.


Soya Noodle Bar
Para quê escolher entre um restaurante tailandês ou um vietnamita quando se pode ter a Ásia (quase) toda à mesa? No Soya Noodle Bar, no centro de Algés, encontramos um acolhedor restaurante que nos leva numa viagem por vários países da Ásia, onde podemos provar especialidades japonesas, chinesas, vietnamitas, balinesas e tailandesas, e algumas das suas especialidades incluem os clássicos baos e tempura, spring rolls e gyozas, ramen, bimbibap, caril e pad thai.
Review


Sem comentários:

Enviar um comentário