15 julho, 2025

Sea Me Next Door

O SEA Me next door é o irmão mais novo do projeto SEA ME – peixaria moderna, que completa este ano 15 anos. E como sugere o nome “na quase porta ao lado”, este espaço informal tem se assumido como um pequeno laboratório do Chef executivo Elisio Bernardes e um polo de divulgação da gastronomia de mar, com a realização de diferentes tipos de eventos ao longo do ano.
Com apenas 40 lugares, este assumido bar de peixe e marisco, tem na sua proposta a qualidade e a certificação dos seus produtos aliando criatividade e modernidade, e que assim nos apresenta um espaço descontraído e acolhedor no coração de Lisboa onde predomina a partilha e o convívio.


O espaço é informal e descontraído, perfeito para um encontro entre amigos ou família, com um horário alargado. Já a sala com cerca de 40 lugares, transporta-nos para um ambiente marítimo e são várias as redes de pescas a decorar a sala e que forram o teto, assim como os covos utilizados na apanha do polvo, transformados em candeeiros.  
Mantendo alguns já bastante conhecidos, como o niguiri de sardinha assada, é notória a preocupação com a importância da origem de todos os produtos e o seu processo de confeção, algo bastante diferenciador na forma são apresentados os pratos. E desta forma, podemos encontrar ostras de vários pontos do país, polvo do Algarve, lagosta de Peniche ou carabineiro de Moçambique.




Para quem opta pelos lugares ao balcão é possível observar o cuidado e atenção que é dado durante a preparação dos mais diveros pratos.
Começamos com os Gunkan Robalo e Amêijoa, com alho, coentros e shari, muito fresco e aromático; seguem-se os Niguiri de Sardinha assada, que nos transportam para os Santos Populares, com o lombo da sardinha perfeitamente braseado à mistura com a inspiração asiática; e depois, os Niguiri de Carabineiro, também braseados, suculentos e ao mesmo tempo delicados.


Vieira com funcho e manteiga torrada, é um prato muito suave e delicado, em que a maçã verde confere um aspecto mais fresco e mais textura; o Lírio com Espargos, Avelã e molho Holandês Fumado, em que lírio foi curado, conferindo um sabor e textura únicos que são envolvidos num molho holandês cremoso e fresco com notas de limão; e por fim, chegamos ao Arroz de Carabineiro, um arroz malandrinho, servido ainda al dente, onde se destaca o sabor único dos carabineiros     

Para sobremesa, decidimos partilhar a Mousse de Chocolate.
Uma sobremesa rica e indulgente, preparada com chocolate negro é servida com ginjinha e praliné, azeite e flor de sal, é muito cremosa e com sabor intenso a chocolate que combina na perfeição com a riqueza e frescura da ginjinha, assim como a textura crocante e sabor caramelizado do praliné.


Sem comentários:

Enviar um comentário