14 junho, 2018

Uma tábua de queijos irresistível

Quem visita o blog já sabe o quanto eu sou uma apaixonada por queijos! 
E agora, que finalmente o bom tempo chegou, adoro servir petiscos aos meus convidados. Tento sempre surpreender com algo diferente, por isso a tábua tem sempre vários componentes, o objectivo é claro: impressionar, sem ter de passar uma manhã inteira na cozinha nem gastar uma fortuna.
Hoje deixo-vos os meus truques e dicas para montarem uma tábua de queijos irresistível e que os vossos convidados vão adorar.



O que servir
- Quando serve uma tábua de queijos não é necessário ter representantes de todas os tipos. O mais interessante é tentar incluir queijos de diferentes texturas e sabores, bem como diferentes formatos (por exemplo, incluir queijo da ilha, queijo de Azeitão, queijo camembert, queijo roquefort e requeijão de ovelha).
- Os pães escolhidos devem ser igualmente variados, como pão integral, pão branco e pão de centeio ou sementes, assim como tostas ou grissinos, que permitem inúmeras combinações com as variedades de queijo disponíveis.
- Deve também incluir fruta fresca, como por exemplo maçã, pêra, uvas, figos ou alperce, e evitando frutas demasiado ácidas como kiwi ou ananás; já os frutos secos, como nozes, amêndoas ou avelãs também combinam lindamente com queijos.
- Fatias finas de presunto, salame, chouriço ou paio, garantem sabor e diversidade.
- Para aqueles que não dispensam conjugar sabores salgados com doces, é indispensável adicionar compota, mel ou marmelada.
- Azeite e azeitonas, são óptimos acompanhamentos para o queijo e pão.
- E claro, um bom vinho! 


Sugestões de queijos
- Queijos frescos: queijo fresco, ricotta, requeijão, mascarpone, feta
- Queijos macios: mozzarela, brie, camembert, serra da estrela, chèvre
- Queijos azuis: roquefort, gorgonzola
- Queijos duros: queijo da ilha, cheddar, emmental, provolone, queijo de cabra

Podem ainda adicionar:
- Ovos de codorniz
- Grissinos envolvidos em presunto
- Tâmaras com bacon


Sem comentários:

Enviar um comentário