16 julho, 2019

Cervejaria Ribadouro

Para quem desce a principal avenida da cidade, a Avenida da Liberdade, do seu lado direito está a Cervejaria Ribadouro, um ícone incontornável da capital. Com 70 anos de história, quem entra na Ribadouro, sabe que o Marisco é da melhor qualidade e confeccionado por quem sabe.
Um dos grandes conhecedores de marisco é o Sr. Alberto Mota, que trabalha na Cervejaria há mais de 30 anos. Começou como empregado de balcão e é actualmente o gerente deste espaço, que considera como se fosse a sua casa, e que partilhou todos os segredos sobre como preparar o melhor marisco.



Um dos grandes conhecedores de marisco é Alberto Mota, que trabalha na Cervejaria há mais de 30 anos. Começou como empregado de balcão e é actualmente o gerente deste espaço, que considera como se fosse a sua casa. O seu rigor na preparação do Marisco realça a importância que o Marisqueiro tem num sítio como a Ribadouro!
Possui o conhecimento, a técnica e método e explicam-nos como escolher, preparar e cozer um bom marisco, desde as características das diferentes espécies, a sua origem, o tempo de cozedura, a quantidade de sal, até a forma como deve ser arranjado e apresentado à mesa.


Preparar a Gamba do Algarve é simples e demora cerca de dois minutos e o Sr. Alberto
explica isso com a sabedoria própria da sua experiência: quando está pronta a cozinhar, deve
ser colocada numa rede e mergulhada toda de uma vez em água a ferver. Quando a gamba
vier ao de cima, é sinal que está cozida. O Percebe, é dos mariscos cuja
apanha é das mais perigosas (junto à rebentação das ondas) está também pronto em minutos, por isso precisa de uma maior quantidade de sal durante a cozedura!
Já o tempo de cozedura da Sapateira é calculado em função do seu peso: se
tiver cerca de 1kg deverá cozer durante cerca de 10 minutos, a partir do momento em que a
água começa a ferver. Depois de cozinhada, deixa-se arrefecer em água gelada ou no frigorifico até estar pronta a consumir. Por fim, na Amêijoa o mais importante é verificar se as
conchas estão bem fechadas, caso contrário é sinal de que não estão em condições de ser
consumidas. Depois de confeccionadas, podem ser conservadas por um período de sete dias no
frigorifico.

Amêijoas à Bulhão Pato, Ostras, Percebes, Gamba do Algarve e Camarão de Moçambique, Sapateira e Búzios, são apenas algumas das iguarias que pode deliciar-se... e para terminar com algo doce, nada melhor que um refrescante Cheesecake de Limão ou um tentador Molotoff com doce de ovo


Cervejaria Ribadouro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário