22 fevereiro, 2017

5 Amêndoas Restaurante

O 5âmendoas restaurante situa-se no Vitória Stone Hotel e apresenta-se como um restaurante que privilegia o melhor que o Alentejo tem, caracterizando a sua gastronomia como tradicional mas com um toque de inovação e sofisticação. A essência do Alentejo está bem presente na sua carta onde podemos encontrar queijos, enchidos, mel, azeite, carnes, vinhos e muitos outros produtos locais.
Recentemente, realizou-se o Concurso "Melhor Restaurante Mediterrânico 2016" no qual o restaurante viu o seu menu de degustação ser  distinguido com a Medalha de Ouro e foi esse delicioso menu que tivemos oportunidade de provar.
A decoração do espaço, à semelhança de todo o hotel tem muito presente a pedra e outros elementos de design mais delicados e contemporâneos, o ambiente é requintado sendo perfeito para um jantar a dois, o serviço é extremamente cuidado e atencioso, e a ementa apresentada é sofisticada sem perder a essência tradicional.



Damos início à refeição com um delicioso couvert composto por manteigas aromatizadas (açafrão e pimenta rosa, coentros, tradicional), pasta de azeitona e bolinhas de queijo, tudo acompanhado de vários tipos de pão.
Não podíamos ter começado de melhor forma, com destaque para o pão fresco e delicioso, bolinhas de queijo que se desfaziam na boca, e a manteiga de açafrão e pimenta rosa numa combinação inesperada e divinal.


A entrada é um Queijo Alentejano de ovelha panado, frito em azeite, com compota de tomate e salada crocante de alface e frutos secos. O queijo, firme no exterior e macio ao corte, é tão cremoso que simplesmente desfaz-se na boca, tem um sabor moderadamente intenso que combina na perfeição com a doçura da compota de tomate e a frescura da salada.
O vinho que acompanha este prato, Solar dos Lobos Branco (2015), é um vinho jovem e fresco, acidez que tem um óptimo equilíbrio entre o salgado do queijo e a doce da compota.


O prato principal Plumas de Porco Preto Alentejano grelhadas, com puré de favinhas, batata-doce e salada com aromas cítricos. Certamente fará as delícias dos apreciadores da boa carne alentejana, com uma carne grelhada na perfeição, tenra e suculenta, o puré de favinhas e a salada equilibram a riqueza deste prato. Em suma, um prato que demonstra na perfeição a fusão entre a cozinha tradicional do Alentejo com um toque de sofisticação e modernidade.
O vinho escolhido para este prato é o Herdade dos Grous Tinto (2014), um vinho com aroma complexo, sabor rico e prolongado, perfeito para pratos tradicionais e de carne.

Terminamos com a sobremesa, um Creme de Sericaia com gelado de Ameixa d´Elvas, azeite e canela. Uma sericaia diferente da tradicional, mas que mantém a sua essência, uma sobremesa rica e indulgente com uma combinação perfeita entre doce, cremoso e refrescante.
Acompanhada por um Vinho licoroso Vasquinho, um vinho doce, de cor avermelhada, muito aromático e frutado, com alguma acidez sendo ideal para contrabalançar a doçura da sobremesa.

Preço do menu: 60/pax, com bebidas incluídas

Amanhã post dedicado ao roteiro de Évora

3 comentários:

  1. ai que fome só de olhar para estas imagens!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Que espaço acolhedor,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Parece tudo tão bom! Adorei as bolinhas de queijo :P

    ResponderEliminar