23 fevereiro, 2017

Fim-de-semana em Évora

Quando pensamos em Évora, no coração do Alentejo, pensamos nos infindáveis campos, nas oliveiras e sobreiros a perder de vista, mas não se resume apenas a isso. Évora é uma verdadeira cidade-museu, os vestígios e história do seu passado levaram o seu centro histórico a ser considerado pela UNESCO, como Património da Humanidade.
Pelo interior das muralhas medievais percorra as pitorescas ruas empedradas, descubra o templo de Diana, a famosa Praça do Giraldo, os palácios imponentes, as capelas e conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica. Sem esquecer os cafés com esplanadas que convidam a relaxar, enquanto os restaurantes oferecem uma deliciosa viagem gastronómica.





A Igreja de São Francisco é uma igreja de arquitetura gótico-manuelina e está intimamente ligada aos acontecimentos históricos que marcaram o período de expansão marítima de Portugal. A igreja seria remodelada no final do século XV, tendo-se construído o magnífico templo que hoje subsiste e que é uma das mais impressionantes igrejas portuguesas. Respeitando os limites originais, as três naves foram substituídas pela nave única subsistente, coberta pela arrojada abóbada gótico-manuelina que atinge vinte e quatro metros de altura.
Situada na Igreja de São Francisco, encontramos a Capela dos Ossos um dos monumentos mais conhecidos de Évora, construída no século XVII por iniciativa de três monges que pretendia transmitir a mensagem da transitoridade da vida, daí o célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".






Fundada em 1186 e consagrada em 1204, a Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país. Mais conhecida por Catedral de Évora ou Sé de Évora, o seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, inicialmente um templo primitivo, sucedeu-se o grandioso monumento e fascinante que hoje conhecemos.
Podem ver-se duas torres do período medieval de cada um dos lados da fachada, a torre-lanterna do cruzeiro das naves coroado por uma agulha de escamas de pedra, e para além da entrada do pórtico principal, existe ainda a Porta do Sol, com arcos góticos, e a Porta Norte. A imponência da Sé de Évora pode ver-se também nas três grandes naves no seu interior. E vale a pena subir os 56 degraus até ao terraço e ter uma das melhores vistas de Évora.
É possível visitar a Catedral, os Clautros, o Terraço e também um Museu de Arte Sacra.


A Igreja da Graça, ou Convento de Nossa Senhora da Graça, foi o primeiro monumento de arquitetura renascentista da cidade de Évora. O aspecto exterior é bastante original no que diz respeito à arquitetura portuguesa da época, e quer o desenho ousado do claustro, bem como a fachada e os relevos da capela-mor causaram grande impacto na época.

Recomendo ainda a visita ao Museu de Évora e ao Jardim de Diana, localizado no centro histórico, perfeito para descansar e apreciar a vista do miradouro.

Em Évora, todos os caminhos vão dar à Praça do Giraldo! Este é um ícone de homenagem a Geraldo Geraldes, o Sem Pavor, pois este conquistou Évora aos mouros em 1167.
A fonte em estilo barroco é de mármore e tem 8 bicas, cada uma associada a cada rua principal da Praça do Giraldo. No topo existe uma coroa e segundo a história popular, Filipe III de Espanha, em 1619, achou que a fonte era digna de ser coroada.
Localizada na Praça do Giraldo, encontra-se a Igreja de Santo Antão, mandada construir também por D. Henrique. Esta igreja, uma das mais importantes da cidade, domina um dos lados da Praça do Giraldo e apresenta ainda 3 naves no seu interior.



Mesmo ao lado do Tempo de Diana, encontramos a Igreja de São João Evangelista, também conhecida por Igreja dos Loios. Possui uma construção lindíssima, no exterior destaca-se o portal ogival, de inspiração gótica, formado por cinco arquivoltas suportadas por colunas de mármore branco e um interior ricamente decorado com um revestimento de azulejos.
A igreja faz parte do Palácio dos Duques de Cadaval, que é possível também visitar, parte das salas estão abertas ao público ao longo de todo o ano, exibindo peças raras: livros, forais, armaria, pintura, escultura, mobiliário, porcelana, retratos e acessórios de viagem, entre outros objectos de valor e grande interesse histórico.
Vale a pena subir uma pequena escadaria até ao cimo do edifício e apreciar a belíssima vista do Tempo de Diana.


1 comentário:

  1. Que rico fim-de-semana,...belas fotos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar