05 fevereiro, 2019

Pão à Mesa

No meio de tantos restaurantes de cozinha internacional que encontramos no Príncipe Real, a excepção são restaurantes como o Pão à Mesa, onde se conjugam passado e presente, e a tradição tem um toque contemporâneo.
O chef José Lopes, que durante vários anos trabalhou no conceituado restaurante Eleven, é um apaixonado pela cozinha portuguesa, e pretende reinventar e dar um toque contemporâneo à elaboração da nova carta e a criar de novos pratos, enaltecendo a experiência gastronómica, tornando-a numa experiência única.



O espaço é acolhedor, aliás sentimos imediatamente que estamos em casa, a luz é suave, o chão faz lembrar o chão típico de tantos restaurantes e tabernas de tempos antigos, nas paredes predominam fotos e memórias de uma Lisboa de outros tempos.




Enquanto vemos a ementa começamos pelo couvert composto por pães variados, azeite e manteiga aromatizada, azeitonas e queijo amanteigado e que belo início de refeição: tudo fresco e muito saboroso, destaque para o queijo divinal. 
As sugestões do bar começam com o Cocktail Pão à Mesa, o Aperol Spritz, o Mojito e o Gin, mas existem mais opções e vale a pena experimentar, além disso a carta de vinhos inclui propostas de todo o país.
E chegados à entrada temos O choco com saudades do Verão, o nome é apelativo e faz jus à apresentação do prato em que o choco chega no espeto e ainda em chamas, com a tinta de choco e pão torrado à parte... simples e criativo, uma surpresa! 



Eu e o Bruno temos por hábito dividir os pratos, por isso optámos por escolher um prato de peixe e um prato de carne: Polvo de Santa Luzia Fumado e Bochechas de Porco.
O polvo fumado estava cozinhado na perfeição, muito macio e tenro, um sabor delicado a fumado, e pessoalmente adoro a combinação de polvo e batata-doce principalmente neste prato já que vem com diferentes texturas, para mim o prato tem apenas um defeito: precisava de uma dose maior de polvo; as bochechas eram igualmente deliciosas, muito tenras e a desfazerem-se ao toque, acompanhadas por camarão e couve-flor, mais uma combinação criativa. 



Terminamos com as sobremesas Tarte de pêssego e gengibre com Meregue e Torta de Laranja do Algarve.
A sazonalidade é importante e ainda não estamos na época dos pêssegos, por isso este foi substituído por maçã que também combinou bem com o gengibre e o merengue, uma tarte diferente e saborosa; a torta de laranja com maracujá fez as nossas delícias, uma torta húmida, de sabor rico e textura leve, a combinar na perfeição com a acidez do maracujá.


Pão à Mesa com Certeza Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário:

  1. Parece ser um espaço bem giro!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar