30 junho, 2022

12 dicas para poupar na cozinha

O preço de muitos bens, principalmente alimentares, disparou ao longo dos últimos meses e a verdade é que uma parte significativa do nosso orçamento é gasta com a alimentação.
Desde a ida às compras, à gestão das refeições e ao aproveitamento ao máximo de cada alimento, há muito que podemos fazer para poupar na cozinha. A par da poupança financeira a poupança de recursos naturais, de energia e de tempo é igualmente importante.
Por isso, no artigo de hoje 12 dicas simples e úteis para poupar e rentabilizar na cozinha!




1. Planear as refeições
Não tenha medo de experimentar pratos diferentes, desta forma vai aprender novos pratos e ter uma alimentação mais variada. Se for mais simples escolha as refeições consoante os dias: 2ª feira vegetariano, 3ª feira peixe e por aí fora. 
Pode escolher um dia da semana e preparar os ingredientes/cozinhar para várias refeições e congelar ou cozinhar uma maior quantidade de cada refeição e desta forma garantir várias refeições E tenha sempre sopa pronta, para qualquer imprevisto!

2. Fazer lista de compras
Faça a lista com que precisa para preparar as receitas tendo em conta aquilo que já tem e aquilo que precisa de comprar e respectivas quantidades, assim evita compras desnecessárias.

3. Organizar a despensa e o frigorífico
Quantas vezes não comprou produtos em duplicado que afinal não precisava? Por isso, manter a despensa e frigoríficos limpos e organizados é essencial no planeamento e preparação das refeições, já que desta forma saberá que ingredientes tem disponível e pode escolher receitas de forma a usar esses mesmos ingredientes. 
Tenha atenção aos prazos de validade. Utilize primeiro os artigos que têm o prazo de validade mais próximo, e coloque-os sempre à frente dos outros, na despensa e no frigorifico.

4. Consumir mais local e sazonal
Dê preferência à fruta e legumes da época e produzidos localmente, produtos mais frescos duram mais tempo, e além disso não só ajuda a economia local como reduz os poluentes emitidos durante o transporte.

5. Aproveite cada ingrediente ao máximo
Sobrou um pouco de carne de uma refeição, peixe ou legumes? Existem imensas receitas que pode criar como quiches, empadas, massa, arroz, à brás... se sobrou pouca quantidade basta juntarem algo mais como atum, ovos, bacon, leguminosas, etc.
Fruta demasiado madura? Aproveite para fazer compota, sumos e batidos, em bolos ou pode consumir cozida ou assada, ou congelar para fazer gelados.
Pão duro? Pode fazer torradas, croutons ou o seu próprio pão ralado adicionando alho e ervas aromáticas. E aproveite as cascas e folhas para criar um caldo de legumes ou sopa.

6. Faça mais receitas "One Pot"
Escolher receitas de “um só tacho” permite poupar na cozinha: são refeições cozinhadas apenas com recurso a um tacho, panela, tabuleiro de forno, etc o que significa menos gastos de energia e menos loiça para lavar. Além disso, são receitas que permitem cozinhar para mais pessoas ou para mais refeições, com a mesma quantidade de ingredientes. São também excelentes receitas para os dias de semana em que temos menos tempo disponível.
Podem ver várias sugestões de receitas no blog.



7. Congele os alimentos
Uma forma simples de combater o desperdício é congelando os alimentos. Pode congelar o que sobrou de uma refeição, alimentos frescos que comprou em excesso ou algo que não vai consumir de imediato.
Mais dicas e sugestões neste post.

8. Compre produtos a granel
Ao comprar produtos a granel está a evitar o consumo de embalagens desnecessárias, opte por reutilizar frascos (leguminosas, compotas, conservas, etc) e embalagens de outros produtos. Além disso, está a comprar apenas a quantidade que precisa e reduz o desperdício alimentar.

9. Conservas
Somos um país com uma enorme tradição no que diz respeito à indústria conserveira. Desde atum, petingas, sardinhas, cavala, bacalhau, polvo, ovas, lulas, as opções são imensas e variadas. Usando conservas consegue preparar refeições rápidas, económicas e muito saborosas.

10. Deixe os alimentos descongelarem naturalmente
Sabemos que é muito prático utilizar o micro-ondas para descongelar alimentos. No entanto, esse é um gasto desnecessário de eletricidade, deixe que os alimentos descongelem naturalmente no frigorífico.

11. Poupe água
Se tiver máquina de lavar loiça, saiba que esta não é só uma alternativa mais prática do que a lavagem à mão, como também acaba por gastar menos água. No entanto, para conseguir poupar ao máximo, lembre-se de pôr a funcionar a máquina de lavar a loiça apenas quando estiver cheia!
No caso de lavar a loiça à mão, antes de lavar toda a louça do almoço ou do jantar deixe de molho por alguns minutos. Fará com que a limpeza seja mais fácil, o que ajuda a economizar água e ao mesmo tempo a usar menos produtos químicos, como o detergente, que é prejudicial ao meio ambiente.
Além disso, a mesma água usada para cozinhar as batatas, também pode ser usada em purês e outros pratos. A da lavagem de frutas e legumes pode ser reaproveitada para regar plantas.

12. Poupe energia
Micro-ondas, jarro elétrico e outros pequenos electrodomésticos devem estar desligados das tomadas quando não estão a ser utilizados. Evite abrir o frigorífico sem necessidade, deixá-lo demasiado tempo aberto e evite guardar os alimentos ainda quentes; e evite abrir o forno enquanto está em funcionamento.
Quando adquirir novos electrodomésticos, certifique-se que são o mais económico possível; e quando precisar de trocar as suas lâmpadas procure por modelos led que gastam menos energia e duram mais tempo.




1 comentário:

  1. Excelente partilha!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar