21 junho, 2022

O novo restaurante do CCB é Único

O Único, faz justiça ao seu nome, e é realmente único em todos os aspetos: é um restaurante fortemente marcado pela componente social e ambiental, graças à parceria entre o Centro Cultural de Belém, o restaurante Este Oeste e a SEMEAR. Os principais objetivos são a integração de pessoas com dificuldades intelectuais no mercado de trabalho e ao mesmo tempo a oferta de uma cozinha contemporânea pensada a partir de produtos biológicos e sazonais.
O menu, assinado pelo chef Diogo Coimbra tem opções para diversas alturas do dia, desde manhã até ao final da tarde, podemos encontrar menus de brunch, saladas e poke bowls, bem como uma selecção de pizzas.



O ÚNICO um restaurante fortemente marcado pela componente social e ambiental, graças à parceria entre o Centro Cultural de Belém, o restaurante Este Oeste e a SEMEAR.
O aspecto social reflete-se no facto de formar, empregar e integrar pessoas com DID da SEMEAR, que servem à mesa a carta com assinatura do chef Diogo Coimbra e alguns dos pratos incluem ingredientes da terra que os próprios membros da SEMEAR, semearam e colheram, sempre em linha com uma prática sustentável. Além da produção hortícola biológica, desenvolve outros dois outros projectos inclusivos: uma mercearia gourmet e uma marca de cerâmica, também presentes neste restaurante.


Quanto à carta, conta com pratos ricos em legumes e verduras. Destaca-se o Taco Único recheado com funcho, cenoura, tomate, alho francês e acelga, com peperoncino, cebola frita, amêndoa e queijo creme; a Lasanha de vegetais da Semear; duas versões de Poke Bowls com diferentes verdes, como edamame, couve coração, favas, abacate ou romã; e até temos pizza alla pala, a Verdure, preparada com tomate, courgette, beringela, pimento vermelho e cebola roxa.
Existem também menus de brunch individuais e para partilhar.



Recomendo vivamente a Tosta Desfeita, com broa de milho húmus de grão, bacalhau confitado, rabanete e cebola, uma desconstrução da tradicional meia-desfeita; o Poke Bowl EsteOeste com arroz de sushi, atum, edamame, algas, couve e romã; nas pizzas a Verdure com tomate, courgette, beringela, pimento e cebola ou a Affumicatta, ideal para os amantes de queijo, são apenas algumas das opções. E para terminar, para além dos gelados, há um cremoso tiramisú, profiteroles ou brownie de chocolate.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário