15 novembro, 2022

Tayybeh

Alan e Ramia são um casal, proveniente de Damasco, dois engenheiros informáticos que escolheram Portugal para recomeçar uma vida nova longe do seu país em guerra. O Tayybeh começou como uma empresa de catering e organização de eventos e em Janeiro de 2019 abriram um restaurante de cozinha síria em Lisboa com uma decoração inspirada nas casas típicas de Damasco com os tons bege, preto e branco. Mais do que um restaurante, tem como objetivo apoiar a inserção de refugiadas em Portugal através de refeições e experiências comunitárias para dar a conhecer a gastronomia síria.  
Aqui podemos experimentar diferentes especiarias e combinações de sabores como Yalanji (folhas de videira recheadas), Fattet makdous (beringela frita, carne moída e tomate), sem esquecer que além do menu fixo todas as semanas existem pratos de diferentes zonas da Síria para experimentar  e, claro não pode faltar para sobremesa a Baklava com pistáchio e o tradicional café Sírio.


Como não conhecemos a cozinha Síria, nada melhor que o tablet com a descrição de todos os pratos e as recomendações do Alan. E começamos com Burak Jbneh e trio Homs composto por Hummus, Falafel e Labaneh. O burak jbneh é uma massa fina, frita e recheada com queijo sírio, é um queijo com sabor suave, que fica derretido no interior da massa crocante; o trio Homs é perfeito para partilhar já que tem hummus de grão tradicional, falafel de grão e especiarias, e labaneh de iogurte coalhado e hortelã, todos preparados de forma irrepreensível! 


Existe um menu fixo, mas todas as semanas existem pratos novos e desta forma partilhar comida de várias partes da Síria.
Escolhemos Jaj Bil Arteshoki, preparado com peito de frango com espinafres e alcachofra, queijo mozzarella, molho cremoso, e especiarias sírias, trata-se de um prato leve e aromático, em que o molho envolve os elementos principais e as especiarias sobressair todos os sabores; e depois temos Shakrieh, um chambão de borrego cozido em iogurte salgado e cebola, é um prato perfeito para o Outono, reconfortante e aromático, com a carne suculenta a separar-se do osso e o aroma das especiarias.

A destacar que também existem várias opções de bebidas típicas como Limonada, preparada com limão, gengibre, mel e água de rosas; Sumo de Tamarindo; ou Roman Wa Zanjabel (romã, água de rosas, gengibre e frutas vermelhas).

Escolhemos como sobremesa Warbat e Ousta Sírio.
E nota-se que na cozinha síria as sobremesas são bastantes doces! O warbat é uma massa doce, semelhante à baklava, com diversas finas camadas e recheada com queijo doce, natas batidas, xarope de acúcar e pistáchios, é divinal e o gelado sírio, cremoso e muito mais leve e suave que um gelado tradicional combina na perfeição.
Terminamos com o tradicional café Sírio, preparado em areia quente é bastante similar ao café Turco, mas muito mais aromático já que contém várias especiarias misturas com o café, por isso é uma explosão de aroma e sabor!





Sem comentários:

Enviar um comentário