27 março, 2024

A Páscoa pela Europa

A Páscoa é uma tradição religiosa celebrada desde há muitos séculos por todo o mundo. É a celebração considerada mais importante do calendário religioso que relembra os últimos feitos da vida de Jesus Cristo.
Em Portugal, as comemorações principais têm início na sexta-feira Santa e uma das tradições mais comuns é a conhecida como Visita Pascal: ainda muito frequente nas aldeias, onde as famílias abrem as suas portas para estas serem benzidas e beijarem a Cruz de Cristo. Outra tradição ocorre no Domingo de Ramos (domingo anterior à Páscoa) onde afilhados oferecem um ramo aos seus padrinhos.
Mas o Mundo ao nosso redor está repleto de tradições e a época da Páscoa não é exceção, existem diversas formas de celebrar esta data, desde ovos decorados, fotos de artifício, caça aos ovos, ou acender fogueiras.




Áustria
Os austríacos são conhecidos por seus belos mercados de Natal e cidades lindamente decoradas, por isso não é de estranhar que também tenham Mercados de Páscoa. Os lindíssimos ovos decorados são muito populares e usados para decorando a árvore de páscoa ou Osterbaum. Esse tipo de decoração faz parte da tradição na Áustria, assim como na Alemanha e na Holanda. As copas das árvores são decoradas com ovos, fitas e outras decorações.


Espanha
Uma das tradições pascais mais antigas da Europa é a famosa Semana Santa espanhola, que é especialmente popular na Andaluzia. 
Ao longo da semana entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa, Sevilha parece voltar atrás no tempo: não menos de 58 procissões são frequentadas por um grande número de cidadãos portadores dos ‘pasos’, as imagens religiosas tradicionais, nos seus ombros. O ponto alto da Semana Santa em Sevilha é a Sexta-feira Santa, quando os homens encapuzados, os chamados Nazarenos, levam representações da Paixão de Cristo numa procissão evocativa através da cidade.




Itália
À semelhança de Espanha, em Itália as procissões acontecem em muitas cidades durante a Semana Santa. A de Roma é particularmente grande, e a massa que é dirigido pelo Papa na Basílica de S. Peter. Os italianos adoram fogos de artifício e pirotecnia e costumam comemorar com eles. Também ovos fazem parte da tradição, como em muitos outros países, pois simbolizam o início da vida. Eles são usados como decoração, mas também fazem parte da mesa festiva.


Grã-Bretanha
A caça aos ovos de Páscoa é provavelmente a tradição de Páscoa mais famosa da ilha: as crianças acreditam que o coelhinho da Páscoa está se escondendo ovos e depois procurá-los nos jardins. E igualmente popular é o jogo da colher e do ovo, em que é preciso atingir a meta com uma colher de ovo cozido. 
Um dos pratos preferidos da mesa são os “Hot Cross Buns”, um pãozinho doce de passas marcado com uma cruz, servido com frutas e manteiga.




Finlândia e Suécia
As tradições da Páscoa na Finlândia e na Suécia misturam referências religiosas com costumes relacionados à chegada da primavera. Milhares de crianças costumam sair à rua mascaradas de “Bruxas da Páscoa”, e vão de porta em porta entregando ramos de salgueiro decorados para afastar os maus espíritos e em troca recebem doces.


Polónia 
Uma das tradições que marcam pela diferença e originalidade acontece na Polónia durante a segunda-feira de Páscoa, a chamada segunda-feira molhada. Esta tradição polaca é celebrada em todo o país, desde as pequenas aldeias até às grandes cidades. Há quem acredite que, ao molhar-se com água da segunda-feira molhada, terá sorte durante o resto do ano.


Hungria
Entre os húngaros, duas bonitas tradições se destacam. A mais conhecida e comum até em outros países (como Polônia e Ucrânia) são os ovos de galinha pintados à mão, e dessa rica herança popular, surgem peças delicadas com pinturas que imitam florais e rendas. Outra, um tanto exótica mas não menos delicada, é a “mania” de espirrar perfume ou jogar baldes de água perfumada nas mulheres. Os responsáveis pelo ritual de purificação são os homens que, em troca, ganham um beijo ou um ovo pintado de vermelho.




Alemanha
Entre os alemães, a religiosidade divide espaço com os festejos primaveris, e o resultado são os muitos eventos diferentes por todo o país. Enquanto as procissões tomam conta das ruas, as brincadeiras divertem a população e os visitantes. 
A mais comum delas é bater um ovo no outro até que um deles se quebre (ganha quem ficar com ovo intacto por mais tempo!). Dos costumes pagãos vem outra tradição: a de acender fogueiras em frente das igrejas e das casas. Segundo crenças seculares, além de espantarem as intempéries dos dias frios, as chamas servem para afastar demônios e fantasmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário