05 março, 2024

O que não pode perder em Berlim

Quem visita Berlim tem de ter consciência que vai encontrar uma cidade cheia de contrastes: desde os tempos dourados de Frederico II da Prússia à sombra negra do nazismo, passando pelos anos turbulentos da Guerra Fria. É uma cidade fascinante e dinâmica, com monumentos emblemáticos e galerias de arte, História e arte contemporânea, eventos culturais, música electrónica e uma vibrante vida nocturna.



As Portas de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é um dos maiores símbolos da cidade e da Alemanha. A sua origem remonta ao século XVIII, quando era uma das portas de acesso à cidade de Berlim e é a entrada monumental para Unter den Linden, a famosa avenida que anteriormente levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia.
No topo da estrutura encontra-se a Quadriga, no qual Irene, a deusa grega que simboliza a paz, conduz a biga com seus quatro cavalos. A estrutura é formada por 12 colunas em estilo dórico, seis de cada lado. Durante as Guerras Napoleônicas, a Quadriga foi levada para Paris como trunfo da vitória francesa. A devolução foi feita em 1814, quando o Império da Prússia ocupou Paris e a trouxe de volta para Berlim.


Museumsinsel, ou ilha dos museus, é uma pequena ilha situada no rio Spree e considerada património mundial pela UNESCO. A parte norte da ilha é ocupada por cinco museus (Alte Nationalgalerie, Altes Museum, Bode-Museum, Neues Museum e Pergamonmuseum), formando assim uma espécie de acrópole da cidade visto reunir uma coleção que abrange 6 mil anos de arte da Europa e da região mediterrânica.
Uma das maiores atrações para os visitantes é o famoso busto da rainha egípcia Nefertiti que está no Neues Museum e o altar de Pérgamo do Pergamonmuseum. Este altar é uma estrutura construída durante o século II a.C., que no século XIX foi transportada em partes para a Alemanha para ser reconstruída devido ao seu estado de deterioração. Os restantes museus têm outras coleções desde pinturas do impressionismo francês, arte renascentista e objectos pré-clássicos e clássicos.


A bela e imponente Catedral de Berlim (Berliner Dom) é uma das construções mais fotografadas de Berlim e é a maior e mais importante igreja protestante da cidade.
No exterior, as suas cúpulas marcantes com 114 metros de comprimento e 116 metros de altura e, no interior é ricamente decorada com relevos que ilustram histórias do Novo Testamento e importantes figuras da Reforma Protestante.
É possível subir 270 degraus até a cúpula de onde terá um vista panorâmica de Berlim.



O antigo edifício do Reichstag é a sede do Parlamento Alemão (Deutscher Bundestag) e é um dos locais mais visitados em Berlim. A distribuição do edifício em diferentes níveis é da autoria do arquiteto Lord Norman Foster e combina elementos arquitetônicos históricos com a concepção e construção de espaços e equipamentos para um parlamento moderno e aberto ao mundo.
A cúpula, redesenhada pelo arquiteto Norman Foster para a reconstrução do edifício, pretende ser um elemento simbólico do centro da democracia parlamentar, e o povo, da parte superior, pode ver que todos os assuntos são levados com transparência. No interior da cúpula é possível ver diversas fotos antigas, através das quais é contada a história do Parlamento e seus momentos mais importantes.
A entrada é gratuita, mas é necessário fazer um registo para a visita.


O Checkpoint Charlie é provavelmente um dos pontos mais simbólicos quando se pensa em Berlim como uma cidade outrora dividida.
Era uma importante passagem controlada entre os lados Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria, é hoje um local cheio de atrações e museus que buscam recordar este período tenebroso na cidade de Berlim.

A Torre de TV (Berliner Fernsehturm) destaca-se no horizonte de Berlim, sendo a construção mais alta da Alemanha, localiza no centro da cidade, na Alexanderplatz e pode ser vista de vários pontos da cidade.
A esfera abriga a plataforma panorâmica que fica a 203 metros de altura e um restaurante, o Sphere, que fica a 207 metros de altura. Com esta altura, oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade em 360 graus.
No restaurante, pode simplesmente beber um café, tomar o pequeno-almoço ou desfrutar de um jantar degustação, sendo que as mesas e cadeiras onde sentamos ficam numa plataforma giratória, que vai girando lentamente e assim podemos observar a cidade de todas as direcções.




Sem comentários:

Enviar um comentário