20 janeiro, 2015

Adega Machado

Nunca tinha estado numa casa de fados, portanto tinha bastante curiosidade!

À chegada, somos recebidos por um porteiro que nos leva até à sala de jantar, onde por sua vez outro empregado nos leva até à mesa previamente reservada.



O espaço é lindissimo! Um espaço recentemente renovado, com um design moderno mas acolhedor, iluminação suave, confortável e bonita decoração.
O serviço foi amável e bastante disponível, com o empregado a sugerir e a explicar alguns dos pratos da carta. 
Optámos pelos menus já definidos (que incluem entrada, prato e sobremesa), ele escolheu o 1 e eu o 4.



Começamos então pelas entradas, para ele os lombinhos de bacalhau sobre esmagada de batata doce, tomate e pimento assado e alho, um excelente equilibrio de sabores, gostei especialmente da combinação com batata doce; para mim o tártaro de viera e lavagante, com uma apresentação moderna e interessante, sabor leve e fresco. 
As entradas chegaram durante a 1ª actuação pelo que quando tiramos fotos já não estava tudo no prato.




Chegam os pratos principais, um arroz de lavagante e vieira para ele e naco de vaca com molho de cogumelos para mim. Saliento desde já duas caracteristicas positivas que ambos os pratos partilhavam: tempero apurado e a cozedura no ponto.

O arroz era delicioso, muito bem temperado, o arroz no ponto certo e tanto o lavagante e a vieira a desfazerem na boca. O naco veio cozinhado na perfeição (pedi médio, como sempre), bem temperado, um molho de cogumelos com a consistência certa e vários tipos de cogumelos frescos, acompanhava com batata que era bastante boa.



Para finalizar, as sobremesas! Para ele, a brownie de chocolate, macarron e zabaione de cereja, caviar de cereja e amêndoa amarga e para mim, Arroz doce, arroz tufado, gelado de arroz doce, redução de vinho do Porto e coulis de laranja. 
Bem, estavam fabulosas! 
A brownie tinha um sabor intenso a chocolate juntamente com o zabaione proporcionava uma combinação muito interessante, a meu ver apenas pecava pelo facto do macarron  estar demasiado cozinhado enão tinha a leveza que deveria ter. Quanto a mim, que nem gosto de arroz doce, mas quis experimentar por curiosidade pelo gelado de arroz doce... Soberbo! O arroz doce era delicioso, apresentado de uma forma totalmente diferente do habitual e o gelado era magnífico, cremoso e muito saboroso, o arroz tufado dava um final crocante, é uma forma diferente de comer arroz doce.



A Adega Machado é mais do que um um simples restaurante ou uma simples casa de fados, é sim um restaurante que oferece uma experiência única e completa. E não sendo um local a visitar devido ao custo elevado (mas totalmente justificado!) acho que pelo menos 1 vez na vida, toda a gente deveria ir a um espaço destes. 
Absolutamente recomendado!

2 comentários:

  1. Belos pratos sem duvida!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Os pratos são todos muito apetecíveis, deve ter sido uma experiência muito boa :)

    ResponderEliminar