27 janeiro, 2015

Workshop e jantar com o chef Vítor Sobral na Cervejaria da Esquina

Tive o prazer de receber um convite por parte da Oliveira da Serra para um workshop com o chef Vitor Sobral, seguido de jantar, por altura do Natal. Nunca tinha estado em nenhum dos restaurantes fo chef, por isso não tinha ideias pré-concebidas, mas estava bastante curiosa.





O espaço é muito bonito e acolhedor, parece-me um local onde facilmente podemos facilmente passar horas à mesa a comer e à conversa. O staff é muito simpático e atencioso, principalmente o chef sempre disponível para responder a todas as questões e com um excelente sentido de humor.



O tema do workshop eram as aves e os pratos escolhidos para a ocasião foram: caldo de pato com citrinos, fígados e rábano; fricassé de galo, limão, manga e hortelã; e perna de perú, pasta de avelã e tomilho-limão.



Começando pelo caldo, adorei a combinação do pato com o rábano, os pinhões e a hortelã, algo invulgar, simultaneamente reconfortante e refrescante. 



Seguiu-se o fricassé, que logo o conceito me cativou por ser preparado com uma fruta exótica e sem dúvida foi um dos meus pratos preferidos da noite! 
A carne estava muito tenra, o molho cremoso e o sabor a manga era evidente, mas sem ser exagerado ou enjoativo. 



Veio depois a perna de perú com a pasta de avelas e tomilho-limão, a carne macia e muito saborosa, a pasta tinha um sabor muito característico devido aos frutos secos (avelãs e amêndoas) combinados com vinagre e vinho, que tão bem contrastava com a carne e que só lamento não ter ficado com uma crosta mais estaladiça.



Por fim, a sobremesa que foi o meu outro prato preferido da noite: pudim de chá verde, puré de damascos e aguardente com farofa. O pudim, leve e aromático, doce q.b, em excelente contraste com o puré mais intenso, percebo a ideia da farofa para contraste de texturas... mas sinceramente, para o meu gosto pessoal, dispensava.

Penso voltar numa próxima oportunidade e assim experimentar os petiscos da ementa!

3 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,
    deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Como já estamos perto do Natal, desejo-lhe um Natal Feliz e cheio de paz e saúde.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nossa, pudim de chá verde, quero muito provar!

    Visite-me em https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Tudo me parece muito bem, com combinações originais e inesperadas :)
    Já disse que gosto muito destes posts? :D

    ResponderEliminar