04 fevereiro, 2022

O espaço cozinha voltou a conquistar as famílias portuguesas

 


cozinha-voltou-conquistar-familias-portuguesas.jpeg


Num país tão marcado pela cultura gastronómica e pela relação com a comida, não é de admirar que o espaço cozinha tenha voltado a conquistar as famílias portuguesas.

Tudo começou há pouco mais de dois anos, mas já todos conhecemos a história... de repente, vimo-nos forçados a viver em reclusão e a encontrarmos um novo mundo dentro da nossa própria casa, e se a princípio todos estávamos assustados, pouco a pouco fomos encontrando formas de transformar quatro paredes num mundo.

Para os fabricantes de cozinhas, o processo de kitchen design já contemplava a importância da dinâmica familiar, e esta pandemia veio apenas reforçar a importância desta divisão da casa, onde agora os portugueses passam em média, mais uma hora e três minutos por dia na cozinha quando comparado com o período anterior à pandemia – na qual passavam cerca de 2,7 horas por dia, segundo um estudo da Mastercard.


Numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa

Dizem que a necessidade aguça o engenho e o ressurgimento dos hábitos culinários está a provar isso mesmo.
No início da pandemia foram muitos os que aproveitaram a oportunidade para melhorar os seus dotes culinários, quem já se esqueceu da febre do pão caseiro?

O estudo da Mastercard, indica também que 64% dos participantes no estudo afirma ter melhorado a sua técnica culinária durante este período. E que pratos foram mais confecionados pelos portugueses? As pessoas procuram consolo nos pratos favoritos da família.
 
Top 5 de pratos mais cozinhados
  1. Bacalhau à Brás (43%)
  2. Bifanas (37%)
  3. Arroz de Pato (34,8%)
  4. Caldo Verde (34%)
  5. Cozido à Portuguesa (29%)

E se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa com a gente

A influência da TV, serviço de streaming e redes sociais também contribuiu para inspirar muitos portugueses (42%) a cozinharem o que veem no écran.
No entanto, além do lado prático, cozinhar desbloqueou, para 51% dos portugueses, o desejo de levar um estilo de vida mais saudável e, para 43%, de adquirir novas aptidões e passar mais tempo de qualidade com os familiares.

Mais da metade (55%) dos portugueses disse que as refeições trouxeram uma ligação maior entre as pessoas em casa, com 68% a referir que o ritual de se sentarem à mesa veio para ficar.
O ano que passou também foi palco de um renascimento do "jantar" para 49% dos cozinheiros domésticos portugueses, que continuaram a receber amigos, famílias ou as respetivas “bolhas”, sempre que era seguro fazê-lo.


Entretenimento alimentar

Ainda no mesmo estudo, podemos ver que os gastos com entretenimento alimentar também aumentaram, com equipamentos de cozinha, livros de receitas, louças e velas, todos passando por mini booms de procura.
Em termos de utensílios de cozinha, os produtos mais adquiridos foram recipientes para cozinhar como tachos e panelas (44%), e copos (25%).

Outros itens essenciais para a atmosfera de um bom jantar também estiveram em alta, com 19% portugueses a investirem em colunas inteligentes para música ambiente e em interruptores para a regular a iluminação.


Comida e mudanças no consumo

A pandemia transformou as nossas vidas e os nossos hábitos de consumo. Agora passamos mais tempo em casa, e procuramos aproveitar o tempo de qualidade em família.

Num país onde a cultura gastronómica nos está nas veias, não é de admirar que a cozinha adquira grande importância, afinal, é lá que passamos parte do nosso tempo livre, seja a preparar ou a desfrutar de refeições em família.
E com as mudanças de consumo, surgem algumas necessidades de adaptar as nossas cozinhas à nova realidade e, quem sabe, melhorar os espaços de arrumação ou até investir finalmente na ilha de sonho que viu num filme de Hollywood.

Uma coisa é certa, no mundo dos fabricantes de cozinha, os olhos estão postos no futuro que atualmente nos pode parecer um pouco amargo, mas que, esperemos nós, em breve se torne mais doce.



Sem comentários:

Enviar um comentário