23 fevereiro, 2022

Quais os benefícios da Ameixa para a saúde?




beneficios-ameixa-saude.jpeg


A ameixa é uma fruta rica em fibras que funciona como um excelente laxante além de conter nutrientes importantes para a saúde dos adultos e dos mais novos.
Ao longo deste conteúdo vamos partilhar alguns dos principais benefícios desta fruta, quais os tipos de ameixas existentes no mercado e qual a melhor forma de consumir esta fruta. Vamos a isto?


Quais os tipos de ameias que existem?

Atualmente pode-se encontrar uma grande variedade de ameixas no mercado, sendo que as mais comuns são a ameixa preta, a ameixa amarela e a ameixa vermelha.
A ameixa preta destaca-se pelo seu poder antioxidante que oferece uma maior longevidade às células. A ameixa amarela é um excelente apoio na manutenção da saúde da pele e das mucosas e também apoia o sistema imunitário. Já a ameixa vermelha tem poder anti-inflamatório e contribui para a saúde da pele.

Mas não fica por aí! A ameixa mirabelle também é muito recomendada pelo sabor delicioso e pela riqueza em vitamina E que a torna um excelente apoio no combate contra a miopia. Estas ameixas têm uma cor amarelo-laranja e um sabor doce.
As ameixas mirabelle são tão populares que, no durante o mês de agosto, existem festivais que se realizam nas regiões de Metz, Bayon ou Nancy em França, em torno deste fruto.
A nível de consumo, as ameixas pretas, amarelas, vermelhas e mirabelle podem ser usadas em tortas, compotas ou geleias. As ameixas mirabelle também são usadas na produção de um álcool muito famoso na região.


Ameixa seca ou ameixa natural? Qual a melhor opção para a saúde?

A ameixa natural é sempre mais aconselhada porque é a versão que não perdeu os nutrientes e que tem menos açúcares. No entanto, em alguns casos, a ameixa seca é mais recomendada.
As ameixas secas passam por um processo de desidratação, o que significa que têm menos água e, consequentemente, uma maior concentração de açúcares. Por essa razão, não devem ser consumidas por quem tem diabetes. Esta versão é mais recomendada quando precisa do efeito laxante.


Quais os benefícios das ameixas para os adultos e crianças?

1. Melhora o funcionamento intestinal

Esta fruta destaca-se por ser rica em fibras e melhorar o funcionamento dos intestinos, assim como pelo seu efeito laxante. A ameixa seca é mais recomendada caso queira melhorar o funcionamento intestinal, mas não deve ser consumida por pessoas com diabetes.
Para que o consumo da fruta se torne mais fácil, pode colocar a ameixa seca em água por cerca de oito horas. A água irá tornar a ameixa mais macia e fácil de digerir.

2. Melhora o sistema imunitário

Esta fruta tem muita vitamina C, a responsável pelo fortalecimento do sistema imunitário.
Isto significa que consumir ameixas irá fortalecer o seu corpo no combate de inflamações e infeções, o que irá melhorar a sua saúde de uma forma geral. Este combate irá acontecer tanto nos intestinos, como em inflamações e infeções que surjam em outras zonas do corpo.

3. Mantém a pele saudável

A ameixa também tem poder antioxidante, portanto conseguirá combater os radicais livres que prejudicam as células saudáveis.
O combate dos radicais livres resulta em diversos benefícios para a saúde da pessoa, como a prevenção da formação de células cancerígenas e a prevenção do envelhecimento precoce. O resultado será um corpo e coração mais saudável e uma pele mais bonita.

4. Excelente apoio no pós-treino

O potássio é um excelente apoio na recuperação do corpo após o treino. Além da reposição de eletrólitos, a fruta também irá ajudar a estabilizar a tensão arterial e a evitar as cãibras. Uma ameixa após o treino é o suficiente para ver alguns benefícios.
As ameixas também costumam deixar-nos saciados por mais tempo, portanto, se costuma sentir muita fome após o treino, a ameixa pode ser uma excelente aliada. Aconselhamos, neste caso, a comer a fruta na sua forma natural.

5. Outros benefícios

O corpo obtém muitos outros benefícios com o consumo de ameixas, como o apoio na coagulação sanguínea (benéfico em alguns casos), o fortalecimento ósseo e o alívio da ansiedade. É, ainda, uma excelente aliada na perda de peso.
Esta fruta pode ser consumida em qualquer uma das suas formas: em calda, seca ou natural. A versão em calda é a menos saudável e benéfica para o organismo, mas as outras duas opções são excelentes, cada uma para um efeito diferente.


Estes são os principais benefícios de consumir ameixas. Portanto já sabe, adicione esta fruta à sua dieta e sinta os benefícios no seu corpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário